O presidente dos EUA prometeu assinar uma ordem executiva para baixar os preços dos medicamentos no mercado interno ao mesmo nível de outros países desenvolvidos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (12), por meio de publicação em sua rede social, que o corte previsto para o preço dos medicamentos nos EUA será de “59%, ou mais”.
“Os preços podem cair de 59% para 80% ou 90%” disse o presidente americano, declarando ainda que “os EUA vão pagar o mesmo que outros países por medicamentos“, permitindo uma abertura do mercado americano para o que definiu como “importação segura”.
O novo anúncio vem na esteira da promessa de assinatura de uma ordem executiva para reduzir os custos de medicamentos dos EUA ao nível de outras nações desenvolvidas, onde, segundo Trump, os valores são de 30% a 80% mais baratos.
A ordem executiva prometida por ele deve orientar o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HHS, na sigla me inglês) a vender medicamentos aos consumidores a preço de nação mais favorecida e combater medidas anticompetitivas que mantêm os valores elevados nos EUA.
Segundo a Casa Branca, caberá ao HHS o estabelecimento de metas claras para a redução dos preços no prazo de 30 dias, inclusive por meio de negociações entre o departamento e a indústria farmacêutica. Caso não haja progresso nessas tratativas, os preços de nação mais favorecida serão impostos por meio de regulamentação.
A ordem executiva também deve instruir o Representante de Comércio dos EUA (USTR) e o Departamento de Comércio (DOC) a tomarem medidas contra o que autoridades da Casa Branca classificaram como “políticas irracionais ou discriminatórias” que suprimem os preços dos medicamentos em outros países.
“Não vou mais tolerar a exploração da grande indústria farmacêutica” disse Trump, que também ameaçou tarifar outros países caso eles não aceitem as medidas da Casa Branca.
Fonte: Valor Econômico