Municípios com baixa adesão poderão ampliar para a faixa de 4 a 59 anos
, Valor — São Paulo
O Ministério da Saúde decidiu ampliar a campanha de vacinação contra dengue para o público de 4 a 59 anos. A decisão foi tomada na quarta-feira (17), durante reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI). A nova estratégia se deve à proximidade de vencimento das doses, dia 30 de abril.
Inicialmente, foi definido que os municípios que ainda tiverem com um alto número de doses a vencer em 30 de abril, poderão ampliar a vacinação para a faixa etária de 6 a 16 anos.
“Caso os municípios permaneçam com baixa adesão, poderão ser ampliadas ao público específico na bula de vacina da dengue (atenuada), que vai dos 4 aos 59 anos”, informa o ministério.
Leia também:
Conforme a pasta, a orientação tem caráter excepcional buscando otimizar a aplicação do imunizante. Anteriormente, o Ministério já havia orientado os Estados que as doses próximas ao vencimento fossem redistribuídas a outras cidades.
Segundo a Saúde, a terceira remessa da vacina da dengue chegou para 686 municípios, no total de 930 mil doses.
A recomendação inicial do uso da vacina é para as crianças de 10 a 14 anos. A Qdenga é produzida pela farmacêutica Takeda e a aprovação para o público de 4 a 59 anos aconteceu em julho, após estudos clínicos apontarem eficácia geral de 80,2% do imunizante na proteção contra a doença.
Fonte: Valor Econômico