(Republicamos a reportagem para atualizar o número de veículos Polo vendidos pela Volkswagen em 2023)
Mais de 300 produtos oficiais e licenciados, de 25 marcas diferentes, em 20 categorias (seis a mais que na edição passada, em 2022) levam este ano a marca Rock In Rio. O festival, que neste ano ocorre de 13 a 22 de setembro, comemora sua 40ª edição e Luis Justo, CEO da Rock World, empresa que administra o festival, faz uma estimativa de valor de venda das mais de 100 milhões de unidades de produtos licenciados nesta edição: algo em torno de R$ 500 milhões.
“É uma conta arredondada, o valor deve superar isso, e naturalmente esse faturamento vai para os nossos licenciados”, diz Justo. Ele não informa o faturamento que a Rock World obtém com o licenciamento, mas diz que houve crescimento ao longo das edições, especialmente porque a estratégia é adicionar marcas de maior valor agregado. No ano passado, havia 24 marcas e os produtos licenciados e oficiais chegaram a 500. A redução no número de produtos em pelo menos 200 unidades demonstra a estratégia do “menos é mais”, segundo Justo.
“Os licenciamentos têm naturezas diferentes, há desde produtos que a gente licencia diretamente, com participação na renda, a outros que estão dentro do nosso projeto de patrocínio”, diz o executivo. Também há empresas que pagam royalties para usar a marca Rock in Rio.
A Volkswagen, patrocinadora do festival, lança o sétimo carro licenciado em 13 anos de parceria, o Polo Rock in Rio. Livia Kinoshita, diretora de marketing da montadora, espera ter vendido todas as 4 mil unidades do carro, ao preço de R$ 92.990,00, até o início do festival.
O Polo é o modelo mais vendido da montadora. Vendeu 111,247 mil unidades em 2023 e neste ano, até o momento, 70 mil. Na edição do festival de 2022, foram vendidas 3 mil unidades do modelo T-Cross Rock In Rio.
De carro a enxaguante bucal, são mais de 100 milhões de unidades de produtos licenciados, segundo Justo, com preços variando de R$ 8,90 a quase R$ 100 mil, no caso do Polo VW. Ao longo de todas as edições do festival, desde 1985, mais de 3.600 produtos já foram licenciados.
A Hypera Pharma licencia pela primeira vez o Engov After, indicado para reidratar o consumidor que exagerou no consumo de álcool. Esse tipo de bebida representa 35% das vendas da marca Engov. “O segmento é relativamente novo, cresce exponencialmente, e já é 10 vezes maior que o de medicamentos”, diz Carla Dias Araújo, diretora da Hypera Pharma.
Outras marcas estreantes são a Yuool, de tênis; e a Tagima, de instrumentos musicais. A marca de moda Frankie Amaury volta ao mercado e estreia no festival com jaquetas e outros itens.
Outras marcas estão presentes há várias edições do Rock in Rio. A fabricante de bebidas Coca-Cola está produzindo 35 milhões de latas com a marca dos 40 anos do festival.
Pela quinta vez, o Colgate Plax é o enxaguante bucal oficial do Rock in Rio.
No aplicativo do iFood o consumidor poderá comprar os produtos das marcas que fecharam contrato com a Rock World. Nesse aplicativo o usuário também poderá ter acesso a informações exclusivas sobre os artistas que se apresentarão no Rock in Rio.
A Rock World fechou neste ano, no total, os seguintes contratos de licenciamento: Bob’s, Boneleska, C&A, Chilli Beans, Coca-Cola, Colcci, Colgate, Ellus, Engov After / Hypera, Frankie Amaury, Glück, Havaianas, Icebrg, ifood, Ímãs do Brasil, KitKat/Nestlé, Lupo, Natura, Pierim, Seara, Tagima, Trident/Mondelez, Volkswagen, Yuool e Loja de Produtos Oficiais Rock in Rio.
23/07/2024 21:51:44
Fonte: Valor Econômico