Com o recuo de 3,3% em setembro, a indústria paulista está 2,5% abaixo de fevereiro de 2020, marco do pré-pandemia
Por Lucianne Carneiro, Valor — Rio
08/11/2022 09h56 Atualizado
A produção da indústria de São Paulo caiu 3,3% de agosto para setembro, pela Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM Regional), divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
É a queda mais intensa na comparação mensal desde abril de 2022, quando tinha recuado 4,5%. Com o desempenho de setembro, a indústria paulista está 2,5% abaixo de fevereiro de 2020, marco do pré-pandemia.
Na média brasileira, a indústria encolheu 0,7% em setembro, frente a agosto, segundo o resultado divulgado pelo IBGE na última semana. Hoje, o instituto detalha o resultado pelos diferentes locais acompanhados pela pesquisa.
Principal parque industrial do país, São Paulo teve seu desempenho em setembro influenciado principalmente pelos setores de alimentos e derivados de petróleo, segundo o analista da pesquisa, Bernardo Almeida.
“Os setores de alimentos e derivados do petróleo foram os que mais influenciaram negativamente o resultado. Vale lembrar que São Paulo representa aproximadamente 34% da concentração industrial e no mês de setembro se encontra 23,9% abaixo de seu patamar mais alto, atingido em março de 2011”, diz.
Fonte: Valor Econômico