O presidente do Banco do Japão (BoJ), Kazuo Ueda, disse que o banco central continuará a buscar mais aumentos de taxas de juros se a economia e a inflação crescerem de acordo com suas projeções.
“Não há mudança em nossa posição básica de ajustar o nível de flexibilização monetária daqui para frente se pudermos confirmar que a perspectiva para a economia e os preços tem mais probabilidade de se concretizar como esperamos”, disse Ueda em uma sessão parlamentar nesta sexta-feira.
Em julho, o banco central japonês aumentou sua meta de taxa de política monetária para 0,25%, de uma faixa anterior de 0% a 0,1%.
Após especulações sobre aumentos adicionais de taxas do BoJ e temores de uma desaceleração econômica dos EUA terem causado uma queda nos preços das ações no início de agosto, um vice-presidente do BoJ disse que o banco não aumentaria as taxas quando os mercados estivessem instáveis.
Ueda disse na sexta-feira que o banco central continuará monitorando os movimentos nos mercados financeiros “com um alto senso de urgência”, uma vez que eles permanecem voláteis.
Fonte: Valor Econômico

