A Polônia está mais próxima de um conflito aberto do que em qualquer outro momento desde a Segunda Guerra Mundial, disse o primeiro-ministro Donald Tusk nesta quarta-feira (10), após o país, membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), ter abatido drones russos sobre seu território.
Ele afirmou que a Polônia solicitou à Otan a abertura de consultas sob o Artigo 4 do tratado da aliança, que estabelece que os membros devem se consultar sempre que, na opinião de qualquer um deles, o território, a independência política ou a segurança de um dos membros estiverem ameaçados.
Tusk disse ao parlamento que houve 19 incursões no espaço aéreo polonês durante a noite. As invasões aumentaram as tensões que já estavam elevadas após episódios anteriores com drones.
“Não tenho motivos para afirmar que estamos à beira da guerra, mas uma linha foi cruzada, e isso é incomparavelmente mais perigoso do que antes”, declarou.
“Essa situação nos coloca o mais próximo que já estivemos de um conflito aberto desde a Segunda Guerra Mundial.”
Tusk afirmou que foi confirmada a derrubada de três drones, e é provável que um quarto também tenha sido abatido.
“O fato de esses drones, que representavam uma ameaça à segurança, terem sido abatidos muda a situação política. Por isso, as consultas entre aliados tomaram a forma de um pedido formal para ativar o Artigo 4 do Tratado da Otan”, disse Tusk.
A porta-voz do Ministério do Interior, Karolina Galecka, informou que a Polônia encontrou sete drones e destroços de um míssil.
Um drone ou objeto semelhante atingiu um prédio residencial em Wyryki, no leste da Polônia, mas ninguém ficou ferido, segundo o prefeito local à emissora estatal TVP Info.
Em outra parte da região oriental de Lublin, a polícia informou ter encontrado um drone danificado na vila de Czosnowka.
O Ministério Público Distrital de Zamosc, também na região de Lublin, disse ter sido informado sobre a descoberta de componentes de drone perto de um cemitério na cidade de Czesniki.
Na região central de Lodz, um drone foi encontrado em um campo próximo à vila de Mniszkow.
Fonte: Valor Econômico

