O índice de gerente de compras (PMI) composto dos EUA ficou em 55 pontos em julho, acima dos 54,8 registrado em junho e o maior nível em 27 meses, informou o S&P Global nesta quarta-feira (24). O resultado sinaliza um forte começo para o terceiro trimestre, mas também sugere um aumento da disparidade entre o setor de serviços e o industrial. Enquanto o setor de serviços impulsiona o PMI, o da indústria segue em contração.
Leia mais:
Em julho, dados preliminares apontam uma queda do PMI industrial para 49,5 ante 51,6 em junho. Foi o menor resultado em sete meses. Já o PMI de serviços subiu a 56, de 55,3 em junho, atingindo seu maior patamar em 28 meses.
O avanço positivo também foi limitado pela desaceleração do mercado de trabalho e da confiança das empresas, que caiu pelo segundo mês consecutivo, alimentada em parte pelo aumento das incertezas políticas antes das eleições presidenciais.
“A produção do setor industrial e dos serviços está crescendo no ritmo mais forte registrado em mais de dois anos em julho. Nesse cenário, o PIB cresce a uma taxa anualizada de 2,5%, após sinais de ganhos de 2,0% para o segundo trimestre”, disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence.
Segundo ele, as boas notícias são limitadas, contudo, tanto em relação ao crescimento como com a inflação, por alguns elementos preocupantes que serão monitorados nos próximos meses, principalmente vinculados às eleições americanas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2023/W/x/6xvKD9Ss6ib4sWFz690g/bar-nos-eua-setor-de-servicos-leeroy-agency-pixabay.jpg)
Fonte: Valor Econômico

