O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou hoje, em entrevista ao apresentador Luciano Huck, publicada no jornal O Globo, que deve apresentar um plano de paz para a guerra até novembro, completando que a Rússia deve participar do tratado.
“Estou seguro de que a maioria dos países vai apoiar o plano que eu vou apresentar. E nós queremos os russos participando”, disse Zelensky. “Eles precisam estar no tratado de paz. É por isso que estou preparando um plano que vai pressionar o Putin a sentar e terminar a guerra”.
Em meio a eleição nos Estados Unidos, um dos principais aliados da Ucrânia, Zelensky diz que o futuro presidente do país terá um papal importante em começar a mostrar seu “plano vitorioso para paz” ao mundo.
“A primeira pessoa que eu vou procurar é o presidente Joe Biden para mostrar alguns pontos desse plano. Talvez eu também divida esse plano com Kamala Harris e com Donald Trump, já que não sabemos quem vai ganhar”, completa.
Sobre a incursão armada em terras russas e avanços na cidade Kursk, que mudaram a posição da Ucrânia na guerra, o presidente afirmou que está disposta a devolver as terras russas conquistadas caso Moscou devolva as terras ucranianas, afirmando que “nós não precisamos das terras deles”.
“Mas a pergunta é: eles estão prontos [para devolver nossas terras]? E para mim a resposta é que Putin não está pronto. Este é um momento muito importante da guerra. É muito importante que todo mundo abra os olhos porque Putin não está pronto. Isso significa que ele não valoriza seu povo. Toda esta guerra é sobre a ambição de uma única pessoa”, disse.
Fonte: Valor Econômico

