A participação da China no mercado global de veículos elétricos (EVs) atingiu 76% em outubro, informou a associação comercial automotiva do país, refletindo a forte demanda interna, mesmo com tarifas ocidentais ameaçando limitar as exportações.
Entre janeiro e outubro, as vendas de EVs alcançaram 14,1 milhões de unidades, segundo a China Passenger Car Association, com 69% dessas vendas ocorrendo na China. Em outubro, a participação chinesa ultrapassou três quartos do total global.
Os dados indicam que a China está a caminho de aumentar sua fatia no mercado global de EVs. No ano passado, pouco menos de 60% das novas matrículas de EVs ocorreram na China, de acordo com a Agência Internacional de Energia.
A maioria das vendas globais de EVs acontece na China, na União Europeia e nos Estados Unidos, com a China dominando o mercado. No entanto, tarifas impostas por mercados ocidentais nos últimos anos ameaçam desacelerar a expansão da indústria chinesa, que foi designada por Pequim como uma das “novas três” áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico e a transição verde do país.
Os EVs chineses estão praticamente bloqueados no mercado dos EUA. Neste ano, Joe Biden aumentou a tarifa sobre carros elétricos chineses de 25% para 100%. Donald Trump prometeu impor uma taxa adicional de 10% sobre todas as importações da China. A União Europeia também decidiu aplicar tarifas de até 35% sobre EVs chineses, além das taxas existentes de 10%, decisão que foi condenada pela China.
Embora os mercados ocidentais estejam se tornando cada vez mais difíceis de acessar para empresas chinesas, a forte demanda interna e o apoio ao setor continuam robustos. Recentemente, a China dobrou o subsídio disponível para compradores de veículos elétricos, oferecendo 20.000 yuan (aproximadamente R$ 14.500) para consumidores que troquem seus carros convencionais por EVs.
A Tesla, empresa americana liderada por Elon Musk, um aliado próximo de Trump, foi uma das beneficiárias do novo subsídio chinês em setembro. As vendas da Tesla aumentaram 7% no terceiro trimestre.
As exportações de automóveis da China para a Rússia também continuam a crescer. Dados compartilhados nesta segunda-feira por Cui Dongshu, secretário-geral da China Passenger Car Association, mostram que as exportações para a Rússia aumentaram 109% nos últimos dois anos, enquanto as exportações para os EUA caíram 23% no mesmo período.
Cui destacou que as montadoras chinesas estão “ansiosas para exportar” para a Rússia, enquanto concorrentes internacionais evitam o mercado devido aos “riscos”. Os EUA e a UE proibiram a exportação de carros para a Rússia após a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.
Fonte: The Guardian
Traduzido via ChatGPT

