Sucessões planejadas mostram que os legados de empreendedores que sabem inspirar aprimoram a geração seguinte
Muito além do almoço comemorativo, o Dia dos Pais também pode ser celebrado em reuniões de conselho, decisões estratégicas e sonhos empresariais compartilhados. Em todo o Brasil empresas de berço familiar se reinventam com a chegada da geração seguinte. São filhos e filhas que cresceram dentro do negócio para assumir papéis de liderança com uma visão contemporânea. Sucessão, nesse contexto, deixa de ser apenas um desafio conflitivo para se transformar em um processo desafiador de continuidade, inovação e, claro, aprendizado e amadurecimento.
Cimed: um legado em família

Uma das maiores farmacêuticas do Brasil, o DNA empresarial da Cimed é familiar. João Adibe Marques começou cedo: aos 15 anos já trabalhava no laboratório fundado pelos pais. Hoje, à frente de uma gigante com mais de 600 produtos e presença em 70 mil pontos de venda, vê a história se repetir. Três de seus cinco filhos Adibe, Esther e Bruna atuam em áreas estratégicas da empresa. Os caçulas, João Pedro e Charlotte, ainda pequenos, também são vistos como parte do futuro do negócio. “Aprendi com meus pais, agora ensino aos meus filhos”, costuma dizer João.
AGF: educação financeira em família

Maior investidor pessoa física da B3, Luiz Barsi construiu um império financeiro investindo em ações de dividendos. Sua filha Louise ouviu sobre mercado desde pequena e, aos 14 anos, ganhou sua primeira carteira de investimentos. Hoje, comanda a Ações Garantem o Futuro (AGF), escola de educação financeira que promove o legado do pai com uma abordagem contemporânea. “Separar o emocional do racional é um dos maiores desafios da sucessão”, diz Louise. “Mas nós sempre tratamos o patrimônio como CNPJ, não CPF.”
Pamcary e Roadcard: mérito e inovação

Para Ricardo Miranda, CEO da GPS-Pamcary, meritocracia vem antes de sobrenome. Como três de seus filhos optaram por trilhar caminho dentro dos negócios da família, precisam mostrar serviço. Ricardo Affonso, após passagem pelo mercado financeiro, integra a equipe comercial, enquanto Anna Luiza e Beatriz Miranda lideram áreas de inovação e crédito da Roadcard, spin-off da Pamcary, com planos ambiciosos: a expectativa é movimentar R$ 18 bilhões em 2025. Os filhos mais velhos, Alvaro Affonso (Doda) e Paulo Fernando, seguiram carreira no hipismo e empreendedorismo esportivo. Para Ricardo, o sucesso da transição está no alinhamento entre interesse, competência e autonomia: “Não existe herdeiro garantido, existe quem quer fazer a diferença.”
Luft: caminhos naturais

Na Luft, Luciano viu os filhos Luigi e Lucca começarem cedo, durante as férias de faculdade, passarem por diferentes áreas da empresa para entender como tudo funciona. Após a formação, ambos mergulharam no cotidiano, aprendendo na prática. Com o tempo, cada um encontrou seu lugar de acordo com a vocação, alinhando habilidades e formas de contribuir. Hoje, ocupam posições estratégicas, liderando o segmento de e-commerce com apoio de uma equipe multifuncional. Luigi e Lucca trouxeram à Luft um olhar renovado sobre processos consagrados, o que é fundamental para manter a empresa atualizada. Pai e filhos trabalham para integrar logística, tecnologia e produtos, buscando oferecer a melhor experiência de compra e entrega possível.
Athié Wohnrath: tradição que se reinventa

Referência em arquitetura corporativa e construção, na Athié Wohnrath a relação profissional entre pai e filho começou após uma curva no caminho. Antes de entrar para a empresa fundada por Ivo, Lucca seguiu seu como empreendedor, adquirindo experiência e visão de negócio. Há três anos, ele se juntou à AW, trazendo novas ideias e um olhar fresco sobre o mercado. Essa combinação entre a experiência do pai e a mentalidade inovadora do filho fortaleceu a capacidade da empresa de se adaptar às novas demandas e explorar oportunidades, mantendo a negócio competitivo e relevante.
Sapore: estímulo à curiosidade e inovação

Na Sapore, referência em alimentação corporativa, a rotina também é em família. O fundador Daniel Mendez tem ao seu lado Rafael, Luca e o caçula Daniel, que começaram como estagiários. Rafael atua na área comercial, Luca é gerente de TI, e o mais novo estuda na Inteli, faculdade de tecnologia que forma líderes empreendedores. Em vez de impor papéis, Mendez estimulou a curiosidade e o envolvimento natural dos rebentos, preparando uma nova geração que possui conhecimento técnico e visão estratégica.
Suzano: governança e transições planejadas

A Suzano é um dos maiores grupos empresariais do Brasil e sua trajetória também é marcada sucessões multigeracionais. Gabriela Feffer Moll representa a quarta geração e atua ao lado do pai, David Feffer, em um processo de transição pautado por governança e organização. “Cada geração vai encontrando qual é a sua melhor contribuição. É uma corrida de bastão”, afirmou Gabriela. A empresa, que passou pelas mãos do bisavô Leon, do avô Max e agora de David, vê no planejamento e no respeito entre as gerações os pilares para sua longevidade.
Rayflex: preparo e expansão internacional

Fabricante de portas rápidas industriais, na Rayflex a sucessão foi precoce e bem-sucedida. Fundada por João Batista Tavares, em 1988, a empresa foi assumida pela filha Giordania aos 23 anos. Hoje ela é a CEO e comanda uma operação que exporta para a América Latina e mantém um centro fabril em Mogi das Cruzes (SP). “Desde cedo estive envolvida com a empresa. Estar preparada fez toda a diferença”, diz. Para ela, o segredo da continuidade está no planejamento e no preparo das novas lideranças.
Anjos Colchões & Sofás: expansão e sustentabilidade

Leonardo dos Anjos começou a trabalhar na empresa do pai, Claudinei, aos 16 anos. Em 2020, com experiência acumulada, assumiu como diretor de franquias da Anjos Colchões & Sofás e liderou uma expansão ousada. Mesmo durante a pandemia a marca cresceu quase 100% em faturamento e hoje tem mais de 300 lojas em quatro países. “Cresci ajudando a montar as primeiras unidades e hoje trabalho para garantir que nosso crescimento seja sustentável”, afirma Leonardo. A meta é arrojada: 500 lojas até 2030.
Academia Gaviões: tradição com inovação

Com mais de 50 anos, a Academia Gaviões é comandada por Priscila Aguiar, filha dos fundadores Leo e Roseli. Formada em Educação Física e mestre em Biomecânica, ela apostou em inovação e franchising para expandir a marca até ao exterior. “Assumir a liderança representa honrar o passado e preparar o futuro. Cresci vendo o trabalho dos meus pais e hoje aplico isso com novas ferramentas e ideias”, afirma.
Fonte: Money Report