O concorrente do Google da OpenAI finalmente chegou.
A OpenAI lançou na quinta-feira o ChatGPT Search, uma evolução do protótipo SearchGPT que foi apresentado neste verão. Integrado à plataforma ChatGPT da OpenAI, o ChatGPT Search foi projetado para oferecer “respostas pontuais” a perguntas, utilizando uma variedade de fontes online, segundo a OpenAI.
Alimentado por uma versão ajustada do modelo GPT-4 da OpenAI, o ChatGPT Search fornece informações e fotos da web — como pontuações esportivas, notícias, cotações de ações e muito mais — juntamente com links para fontes relevantes. Assim, é possível fazer perguntas de acompanhamento para refinar uma busca em andamento.
O ChatGPT pode escolher pesquisar na web com base no que você pergunta, ou você pode optar por pesquisar manualmente clicando no novo ícone de pesquisa na web.

As respostas contêm atribuições tanto em linha quanto na barra lateral para editores de notícias e outras fontes de dados com as quais a OpenAI possui acordos de licenciamento. Por exemplo, uma busca por eventos do fim de semana em São Francisco pode apresentar um resumo proveniente de sites de notícias locais, enquanto uma pergunta de acompanhamento sobre sugestões de restaurantes exibirá uma lista de opções locais.
Consultas relacionadas a eleições serão direcionadas a fontes como AP e Reuters, afirma a OpenAI.
Usuários do ChatGPT Plus e da versão Team terão acesso ao ChatGPT Search no celular e na web inicialmente, enquanto os clientes corporativos e educacionais da OpenAI terão acesso nas próximas semanas, seguidos pelos usuários gratuitos.
A OpenAI afirma que pretende continuar melhorando o sistema de busca, especialmente em áreas como compras e viagens, e utilizar seus modelos de “raciocínio” o1 para “pesquisas mais profundas”. A empresa também planeja trazer o ChatGPT Search para o recurso de Modo de Voz Avançado, bem como para usuários desconectados do ChatGPT.

Alguns editores protestaram contra as visões gerais geradas por IA, como o ChatGPT Search e as visões gerais de IA do Google, argumentando que ameaçam reduzir o tráfego para os sites de onde obtêm informações. Um estudo revelou que as visões gerais de IA poderiam impactar negativamente cerca de 25% do tráfego dos editores devido à redução do destaque para links de artigos.
A OpenAI afirma que incorporou o feedback dos parceiros editores sobre como o ChatGPT Search decide quais artigos são mais relevantes para uma consulta, bem como ao determinar o comprimento do resumo e as citações dos artigos.
Fonte: TechCrunch
Traduzido via ChatGPT

