Uma semana após o grupo americano de publicidade Omnicom anunciar as primeiras mudanças decorrentes da aquisição do Interpublic — entre elas, o fim da rede DDB e das agências FCB e MullenLowe — o futuro das operações de DM9, Lew’Lara e iD/TBWA no Brasil segue em discussão. Desde então, circula no mercado a possibilidade de que as três estruturas sejam integradas em uma única operação, embora ainda não esteja claro como seriam tratados os casos de clientes concorrentes presentes nas carteiras das empresas.
Segundo apuração do Valor, uma das alternativas consideradas é que a nova operação, vinculada à rede TBWA, adote o nome de uma agência de fora: a Lola, sediada em Madri e anteriormente parte do ecossistema da MullenLowe, em vez de utilizar uma das marcas brasileiras.
A composição da liderança também está em negociação. Uma possível saída de Marcia Esteves, executiva-chefe (CEO) da Lew’Lara, surpreendeu o mercado. Além de comandar a agência, a executiva preside a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) e liderou a elaboração de um código de conduta para o setor após a retirada de 12 prêmios da DM9 no Cannes Lions por manipulação de dados e imagens. Sua saída, contudo, esbarra em questões societárias ainda em curso, o que tem gerado apreensão entre clientes e funcionários.
Caso a integração avance, a nova estrutura poderá ter uma liderança tripla, formada pelo CEO da DM9, Pipo Calazans; por Thomas Tagliaferro, atual executivo de operações; e por Camila Costa, CEO da iD/TBWA, segundo fontes ouvidas pelo Valor.
Oficialmente, a Omnicom afirma que só anunciará mudanças em janeiro. Em nota, informou que “ainda não há planos definitivos para o Brasil. Nossa prioridade, em todos os momentos, são nossos colaboradores e nossos clientes, e comunicaremos os planos finais a eles primeiro. Esses planos para o Brasil serão anunciados em janeiro”. O cenário brasileiro é apenas uma das operações que Troy Ruhanen precisa administrar na área que comanda, a Omnicom Advertising.
Entre os principais clientes da Lew’Lara estão Camil Alimentos, Banco do Brasil, Pague Menos, Friboi, Nissan e Eurofarma. A iD/TBWA atende também duas montadoras: Audi e Omoda Jaecoo, além de Banco BV, Claro, Philips e Novo Nordisk. Já a DM9 tem entre seus clientes iFood, KFC, Pizza Hut e Rexona, marca da Unilever. A diversidade e a sobreposição desses portfólios, especialmente em segmentos como mobilidade e serviços financeiros, tornam incerto o desenho final da redistribuição dos contratos em uma eventual agência integrada.
Fonte: Valor Econômico