Orientação da pasta é que o reforço seja feito com vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após quatro meses da aplicação da terceira dose
Por Matheus Schuch, Valor — Brasília
20/06/2022 11h13 Atualizado há uma hora
O Ministério da Saúde orientou que a aplicação da 4ª dose da vacina contra covid-19 seja estendida à população acima de 40 anos a partir desta segunda-feira (20). O esquema precisa observar intervalo de quatro meses da última dose. Trata-se do segundo reforço. Para quem iniciou a imunização com vacinas da Coronavac, Pfizer ou Astrazeneca, será a quarta dose. Quem iniciou o esquema vacinal com dose única da Janssen, precisa agora receber a terceira dose.
O reforço para toda a população deverá ocorrer com vacinas da AstraZeneca, Pfizer ou Janssen. Segundo o ministério, em todas as regiões do país a segunda dose de reforço já está disponível a partir de hoje.
“Vacina boa é vacina no braço. As vacinas têm papel importante na prevenção de casos graves e mortes por covid”, salientou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros. “A vacina, sim, protege contra a evolução de casos mais graves da doença, por isso o Ministério da Saúde está convocando a população que está apta a tomar o primeiro ou segundo reforço a ir ao posto de saúde, e assim termos uma população vacinada e cada vez mais protegida”.
O secretário-executivo da pasta, Daniel Pereira, assegurou que o estoque de imunizantes é suficiente.
“Temos segurança para todos os brasileiros que irem no posto de que eles terão vacinas disponíveis. E nossa logística tem trabalhado para que isso aconteça”, pontuou.
Apesar de o ministério orientar a aplicação da segunda dose de reforço, ainda há 62 milhões de brasileiros que não fizeram a primeira dose de reforço.
O esquema vacinal por faixa etária permanecerá em duas doses para crianças de 5 a 11 anos, três doses para pessoas de 12 a 39 anos e quatro doses para quem tem 40 anos ou mais. No caso de adolescentes de 12 a 17 anos, apenas as vacinas da Coronavac e Pfizer devem ser aplicadas.
Fonte: Valor Econômico