(Reportagem atualizada para acrescentar dados do estudo)
O mercado global de publicidade e marketing deve fechar o ano com crescimento de 6,8%, movimentando US$ 772,4 bilhões. A expansão é puxada por um aumento de mais de 10% nos gastos em anúncios digitais, por eventos políticos e esportivos, e pelos mercados de Estados Unidos, Reino Unido, França e Brasil.
O cenário é traçado pela agência Dentsu, que projeta um crescimento do mercado global um pouco menor para 2025, de 5,9%. Ainda assim, continua sendo o dobro do que vem crescendo a economia no mundo neste ano e no próximo. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia global está rodando a uma taxa de 3,2% neste ano e em 2025 também.
As projeções para o Brasil são positivas. Os gastos com publicidade, que neste ano devem chegar a US$ 15,6 bilhões, sobem a US$ 16,4 bilhões em 2025; US$ 17,6 bilhões em 2026 e US$ 18,5 bilhões em 2027. O estudo mostra que o Brasil teve a maior taxa de expansão de investimentos em anúncios neste ano, de 12,3%, dentre os 12 maiores mercados rastreados pela Denstu.
O estudo projeta que em 2027, os investimentos em publicidade devem chegar a US$ 916 bilhões. Os Estados Unidos, que são o maior mercado de publicidade do mundo, têm um cenário de expansão continuada nos próximos anos — US$ 319,2 bilhões neste ano, chegando a US$ 370,7 bilhões em 2027.
O estudo de Dentsu também traz uma pesquisa com executivos de marketing — foram 1900 profissionais entrevistados em 13 países, em agosto deste ano. E 87% deles projetam que nos próximos seis a 12 meses seus orçamentos devem ser maiores. Uma fatia de 59% acredita que nos próximos cinco anos pelo menos metade da receita das empresas nas quais trabalham virá de produtos ou negócios que não existem ainda. Nos setores de telecomunicações, medicamentos e varejo as projeções de novos negócios é ainda maior, diz o estudo.
Em 2025, os setores que devem ter as maiores taxas de aumento de gastos de publicidade e marketing são financeiro (6,4%), farmacêutico (5,8%), e viagens e transporte (5,5%). O estudo observa que gastos na seara política devem ter um recuo importante, depois de um ano excepcional em 2024.
A pesquisa da Dentsu aponta ainda que os anúncios em mobiliário urbano (out-of-home, OOH) vêm se mostrando os mais resilientes, com expansão projetada de 3,2% em 2025. Gastos em anúncios no formato de vídeo on-line devem crescer acima disso, no patamar de 8%. Na televisão, a publicidade em TV conectada deve ter uma expansão de dois dígitos, de 18,4%, com impulso importante do streaming. A TV aberta teria uma queda de 2,5%. Assim, no segmento TV como um todo, o estudo prevê um aumento de 0,6% para o próximo ano.
Fonte: Valor Econômico