O presidente da França, Emmanuel Macron, deve defender a emissão de títulos conjuntos pela União Europeia (UE) para impulsionar os gastos com defesa da Europa durante a cúpula dos países-membros do bloco, que acontece nesta quinta-feira (21) em Bruxelas, segundo o “Financial Times” (FT).
“Obviamente, estamos levantando a questão para dizer que precisamos ter fontes de financiamento inovadoras. O que queremos não é iniciar o debate com limitações sobre as fontes de financiamento que podem ser mobilizadas. Portanto, os eurobonds para nós devem ser examinados”, informou uma fonte do palácio do Eliseu ao “FT”.
A pressão de Macron sobre os países-membros pode expor as divisões existentes no bloco sobre como financiar o armamento europeu em um momento de orçamentos nacionais tensos. A Alemanha já se manifestou firmemente contrária à emissão de bônus como solução.
Segundo o “FT”, diplomatas afirmam que o presidente francês pode dominar a cúpula da UE, que acontece para debater o financiamento à Ucrânia e como tornar as defesas europeias mais robustas, em meio a preocupações de alguns países europeus de que o avanço russo na guerra possa representar uma ameaça existencial para o continente.
O bloco tem explorando diversas maneiras de financiar gastos adicionais com defesa, desde usar fatias de seu orçamento conjunto até tratar os gastos militares sob regras que regem os déficits orçamentários nacionais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2023/w/l/TeW2Y3RT60nxJrYzVU9g/ap23354471612642.jpg)
Emmanuel Macron — Foto: AP Photo/Christophe Ena
Fonte: Valor Econômico

