O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicará nesta segunda-feira o ministro da Justiça, Flávio Dino, para a vaga deixada por Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), disse ao Valor uma fonte do primeiro escalão do governo. Ainda de acordo com essa fonte, o suprocurador-geral e vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gonet será indicado para o cargo de procurador-geral da República (PGR).
Lula está reunido neste momento no Palácio da Alvorada com Dino, o ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, e com o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).
As indicações devem ser anunciadas antes da partida do presidente para Riad, capital da Arábia Saudita, primeira escala de uma viagem para o Oriente Médio e a Alemanha. A decolagem de Lula está prevista para as 14 horas.
Após a indicação, Flávio Dino e Paulo Gonet terão que passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e também pela aprovação dos senadores em plenário para terem a nomeação confirmada.
Lula comunicou o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP), na última quinta-feira (27), que pretendia indicar Flávio Dino ao STF. E, com isso, aliados de Alcolumbre já começaram a pensar em um calendário para a tramitação da escolha no colegiado. A expectativa deles é que a sabatina ocorra na primeira semana de dezembro.
Flávio Dino permanecerá como ministro da Justiça até a ratificação, pelo Senado, de sua indicação ao STF, disse ao Valor uma fonte do primeiro escalão do governo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2023/I/L/Is4GdqQuy77XQyQAHNgw/vac-abr1809234340.jpg)
Ministro da justiça, Flávio Dino — Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Fonte: Valor Econômico

