O governo Lula indicou, na noite desta segunda-feira 16, 14 diretores para oito agências reguladoras. O despacho do presidente foi publicado no Diário Oficial da União.
Assim como acontece com os indicados ao Banco Central, os nomes ainda vão precisar do aval o Senado. Segundo presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), os nomes só devem ser sabatinados no ano que vem.
“Açodamento nesses assuntos é prejudicial ao processo responsável de escolha. Portanto, é razoável que fique para fevereiro”, disse.
Os nomes eram esperados na semana passada, mas a indicação foi atrasada por causa da internação hospitalar do presidente. A ideia é que as indicações – muitas patrocinadas por caciques políticos – ajude o governo na agenda de votações com o Congresso antes do recesso.
Uma das mais importantes, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ficará sob a liderança de Artur Watt Neto por sugestão do PSD do Senado.
Do Ministério da Saúde, Leandro Pinheiro Safatle foi indicado para a presidência Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Daniela Cerqueira e Diogo Soares também foram indicados para cargos de direção nessa agência.
Veja a lista dos indicados
Fonte: CARTACAPITAL