A farmacêutica brasileira Libbs fechou acordo com a polonesa Polpharma Biologics para trazer para o Brasil um novo medicamento biossimilar usado no tratamento de doenças autoimunes. O nome do remédio não foi revelado pelas empresas.
Biossimilares são versões semelhantes de um remédio biológico já aprovado, feitas a partir de organismos vivos. Não são idênticos, mas passam por testes para garantir a mesma eficácia e segurança, visando reduzir custos e ampliar o acesso a tratamentos.

A Polpharma seguirá responsável pelo desenvolvimento e fabricação do produto, enquanto a Libbs atuará na distribuição no território brasileiro, além da estratégia comercial e marketing.
O medicamento ainda está em desenvolvimento e deve passar pelo crivo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A Libbs espera que a aprovação saia em até três anos.
O acordo amplia a presença da farmacêutica brasileira em biossimilares, área em que a companhia tem interesse em expandir sua atuação, e permitirá a entrada da Polpharma no Brasil.
“Entrar no mercado brasileiro com um biossimilar é um passo significativo para a Polpharma Biologics e reflete nossa missão contínua de expandir o acesso a tratamentos biológicos de alta qualidade e acessíveis em todo o mundo”, afirma Anjan Selz, CEO da Polpharma Biologics.
Fonte: Folha de S.Paulo