Kenvue fabrica produtos como Tylenol, band-aids, xampu para bebês Johnson’s e produtos para cuidados com a pele, como Aveeno e Neutrogena
Por Dow Jones — Washington e Filadélfia
24/04/2023 10h16 Atualizado há 25 minutos
A Johnson & Johnson (J&J) está prestes a iniciar um roadshow para vender ações de sua unidade de consumo, que inclui nomes conhecidos como Tylenol, em um teste para um mercado de oferta pública inicial de ações (IPO) que está em crise no ano passado.
A Kenvue planeja começar a se reunir com potenciais investidores já na segunda-feira, disseram pessoas familiarizadas com o assunto. O objetivo é levantar US$ 3,5 bilhões ou mais na oferta, com uma avaliação próxima a US$ 40 bilhões, disseram as pessoas. Os roadshows do IPO geralmente duram de alguns dias a uma semana antes da estreia no mercado de ações.
Supondo que a empresa e seus consultores consigam realizar a listagem, as ações da Kenvue seriam negociadas na Bolsa de Valores de Nova York sob o código KVUE. O negócio de consumo da J&J fabrica medicamentos de venda livre conhecidos, incluindo Tylenol; band-aids e outros produtos para tratamento de feridas; produtos para bebês, como xampu para bebês Johnson’s; e produtos para cuidados com a pele, como Aveeno e Neutrogena.
A divisão programada para se tornar a Kenvue gerou US$ 14,95 bilhões em vendas globais no ano passado, cerca de 15,7% do total da J&J. A empresa de saúde gerou o restante de sua receita de suas maiores unidades farmacêuticas e de dispositivos médicos, que permanecerão como parte da J&J após a separação da Kenvue.
A venda de ações seria de longe a maior do que até agora foi um ano tranquilo para IPOs. Os IPOs tradicionais nos Estados Unidos levantaram apenas US$ 2,3 bilhões em 2023 até sexta-feira, de acordo com a Dealogic, no pior início de ano desde 2009. No ano passado, as empresas com ações listadas no país levantaram menos dinheiro do que em qualquer outro ano em pelo menos duas décadas na medida em que investidores, enfrentando um pico na inflação e taxas de juros crescentes, evitavam ações de empresas de alto crescimento.
Muitas empresas estão evitando listar ações por causa do mercado volátil e da incerteza econômica. Alguns executivos dizem que estão tendo dificuldade em prever receitas futuras, o que dificulta a oferta de ações. Nomes famosos como a designer de chips britânica Arm e a empresa de entrega de alimentos Instacart estão preparando IPOs para o final deste ano, e vendas bem-sucedidas de ações de empresas como a Kenvue podem encorajá-los a seguir em frente com seus planos, dizem alguns consultores.
Um raro ponto positivo no mercado de IPOs são as divisões corporativas, empresas desmembradas das matrizes usando uma estrutura padrão de IPOs. Os investidores tendem a olhar para esses tipos de ofertas de forma mais favorável em mercados difíceis, pois geralmente são negócios maduros com lucros robustos. A Kenvue gerou US$ 2,1 bilhões de lucro líquido em 2022.
A J&J revelou seu plano de separar a unidade de consumo em 2021. O crescimento da receita da unidade de consumo acelerou no primeiro trimestre para 7,4%, pois uma temporada de gripes impulsionou as vendas de Tylenol e outros medicamentos de venda livre. O crescimento anual das vendas da Kenvue deve ser de cerca de 4% este ano, 2% em 2024 e 3% em 2025, segundo analistas consultados pela FactSet.
A J&J manterá a propriedade majoritária do negócio imediatamente após o IPO e disse que planeja se desfazer do restante de sua participação no final de 2023. Os principais subscritores do IPO da Kenvue são o Goldman Sachs Group e o JPMorgan Chase & Co.
Fonte: Valor Econômico