O Third Point Offshore, de Dan Loeb, registrou um ganho de 3,3% no terceiro trimestre após acrescentar mais 20 pontos-base em setembro, segundo o relatório mensal de setembro da gestora de hedge funds.
No entanto, isso não foi suficiente para acompanhar o mercado amplo. O fundo multiestratégia orientado por ações acumula alta de apenas 7% no ano, cerca de metade do ganho de 13,7% do S&P 500.
Em setembro, o Third Point foi liderado pelo seu livro de crédito, que adicionou 50 pontos-base à performance. A parcela de ações respondeu por apenas 10 pontos-base, apesar de uma contribuição de 1% do livro fundamental e orientado a eventos [estratégia orientada a eventos]. Isso foi compensado por hedges de portfólio — incluindo hedges amplos de mercado e baseados em ações — que custaram ao fundo 60 pontos-base de performance, de acordo com o relatório.
Os cinco maiores vencedores do Third Point em setembro foram a fabricante de chips Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC), a rede de pizzarias e lojas de conveniência Casey’s General Stores, Nvidia, Siemens Energy e Norfolk Southern.
Notavelmente, a Casey’s era apenas a 18ª maior posição comprada listada nos EUA do Third Point no fim do segundo trimestre, segundo o formulário regulatório 13F mais recente. Mas, em junho, a companhia reportou receitas e lucros muito fortes e anunciou um aumento de 14% em seu dividendo.
No ano, as ações lideram o caminho, contribuindo com 5,9% para os 7% de performance líquida. Crédito adicionou 1,6%. O livro fundamental e orientado a eventos é responsável pela maior parte da performance da estratégia de ações no acumulado do ano, respondendo por 6,7% dos ganhos líquidos. Praticamente todos os avanços vieram de três setores: industriais e materiais, financeiros e tecnologia corporativa. Bens de consumo básico foi o maior detrator.
Os maiores vencedores no ano são Siemens, Nvidia, United States Steel, TSMC e a seguradora israelense Phoenix Financial. A maior perdedora é a Kenvue, a antiga divisão de cuidados com a saúde da Johnson & Johnson, cuja ação foi abalada quando o governo Trump vinculou seu produto Tylenol ao autismo. Ela perdeu aproximadamente um terço de seu valor apenas desde a última semana de junho.
Outros grandes perdedores no ano foram a concessionária de serviços públicos Pacific Gas & Electric (PG&E), London Stock Exchange Group, a vendedora online de carros usados Carvana e a companhia anglo-suíça de trading de commodities e mineração Glencore.
Ao entrar no quarto trimestre, a estratégia de ações do Third Point tinha cerca de 73% de exposição líquida comprada. Isso foi impulsionado principalmente por 92% de exposição líquida comprada no livro fundamental e orientado a eventos, compensada por quase 24% de exposição líquida vendida nos hedges de portfólio. Em crédito, havia 34,6% de exposição líquida comprada, com as posições compradas respondendo essencialmente por todo esse montante.
As cinco maiores posições compradas em ações são PG&E, Kenvue, Amazon, Microsoft e Nvidia. O Third Point quase dobrou sua posição em Nvidia no segundo trimestre, de acordo com seu mais recente formulário 13F trimestral.
A Kenvue ocupava apenas a 20ª posição entre as maiores posições compradas listadas nos EUA do Third Point no fim do segundo trimestre, revela o documento. A Microsoft aparecia na 17ª posição.
Fonte: Institutional Investor
Traduzido via ChatGPT

