Por Augusto Decker, Valor — São Paulo
03/10/2022 10h14 Atualizado há 3 minutos
O Ibovespa abriu em alta nesta segunda-feira, no primeiro pregão após o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais. O resultado mais equilibrado do que as pesquisas indicavam agrada investidores por sinalizar que o vencedor deve buscar mais o centro.
Às 10h15, o Ibovespa subia 3,76%, aos 114.179 pontos. No exterior, o futuro do S&P 500 avançava 1,01% e o Stoxx 600 recuava 0,09%.
Ontem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu 48% dos votos válidos e o presidente Jair Bolsonaro (PL), 43%, mais do que os levantamentos anteriores ao pleito sinalizavam. “Torna-se essencial que Lula passe para o centro rapidamente, delineando seu plano macro e, talvez, até dando uma visão mais firme sobre quem será seu ministro da Economia”, afirmam em relatório os estrategistas do J.P. Morgan.
Eles também consideram que a chance de vitória de Bolsonaro pode ser positiva para ativos ligados à economia local. Num horizonte mais longo, a expectativa da instituição é que o mercado acionário tenha bom desempenho pós-eleição independentemente do resultado.
Há pouco, as ações PN da Petrobras subiam 8,39% e as ON do Banco do Brasil avançavam 9,3%
Em nota, o Rabobank diz que o segundo turno indica que “políticas pró-mercado tendem a ser mais prováveis”.
Fonte: Valor Econômico

