O desempenho dos fundos de hedge, em média, é melhor quando o presidente dos EUA é democrata, mostraram dados da empresa de pesquisa HFR na terça-feira, enquanto os eleitores americanos se dirigiam às urnas.
Sob presidentes do Partido Democrata, os fundos de hedge tiveram um retorno médio anualizado de 10,2%, enquanto sob um presidente republicano os fundos de hedge tiveram um retorno médio de 8,7%, mostraram os dados do principal índice do HFR, que monitora os retornos dos fundos de hedge globais.
Esses dados do HFRI Fund Weighted Composite Index do HFR rastrearam o desempenho médio dos fundos de hedge ao longo dos mandatos presidenciais de 1990 a 2024.
Os fundos de cobertura tiveram um desempenho quase duas vezes melhor quando a maioria da Câmara e do Senado estava num partido do que quando havia um corpo legislativo dividido, Dados do HFR mostraram.

Os dados também mostraram que o desempenho quando os democratas tinham maioria no Congresso dos EUA foi maior do que o dos republicanos.
Em termos de estratégia, os fundos de hedge de ações tiveram o melhor desempenho sob o comando dos democratas — com média de retorno de 12,7%, em comparação com 9,6% sob o comando dos republicanos, nos últimos 34 anos, segundo dados do HFR.
Os dados mostraram que os fundos de hedge que negociavam acordos de fusões e aquisições e o valor relativo entre diferentes ativos financeiros também tiveram retornos maiores durante os anos em que o presidente era democrata.
Fundos especulando em macroeconomia, ou os chamados fundos de hedge macro, foram a única estratégia listada com retornos mais altos durante os mandatos de presidentes republicanos, de acordo com a HFR.
A dispersão entre o desempenho dos fundos de hedge, ou a diferença entre os fundos com melhor e pior desempenho, foi mais diferente durante os anos em que o presidente era democrata, acrescentou.
O desempenho anualizado dos fundos de hedge atingiu a maior média durante o primeiro ano do mandato de um presidente e atingiu o menor durante dois mandatos presidencialistas: no segundo, sexto e último ano.
Com 2008 e a crise financeira removida, o resultado pendeu marginalmente para os republicanos. Os fundos de hedge retornaram 10,7% com os republicanos durante esses anos, em comparação com um resultado de 10,2% com presidentes do Partido Democrata, disse o HFR.
Fonte: TradingView

