LONDRES, 4 de dezembro (Reuters) – Alguns dos maiores hedge funds do mundo estão contratando médicos, cientistas e analistas para obter insights especializados sobre as perspectivas de ações farmacêuticas após grandes oscilações no setor, disseram oito fontes à Reuters.
Este ano foi marcado por movimentos bruscos nas ações de empresas que divulgaram resultados financeiros e atualizaram investidores sobre estudos de medicamentos em fases iniciais e intermediárias. Em 11 de novembro, as ações da Abbvie (ABBV.N) caíram 11% após a empresa anunciar o fracasso de seus testes de medicamentos contra esquizofrenia em estágio intermediário. No mesmo dia, as ações da rival Bristol Myers Squibb subiram quase 13% no pré-mercado. Já as ações da Novo Nordisk (NOVOb.CO), uma das maiores empresas listadas da Europa, saltaram mais de 7% em um único dia após uma previsão positiva para o terceiro trimestre de novembro, incluindo vendas melhores do que o esperado de seu popular medicamento para perda de peso, Wegovy.
Os hedge funds, conhecidos por investir pesado para obter vantagens tecnológicas ou baseadas em pesquisa sobre tendências de mercado, estão atentos. Alguns dos maiores hedge funds de estratégias múltiplas estão agora buscando contratar médicos e cientistas médicos globalmente e na Europa, disseram duas pessoas familiarizadas com os mandatos de recrutamento iniciados nos últimos seis meses.
Entre esses fundos estão Balyasny, D.E. Shaw, Point72, Schonfeld, Qube e Squarepoint, que juntos administram mais de US$ 200 bilhões em ativos, segundo as fontes. Todos os fundos preferiram não comentar.
Hedge funds empregam esses especialistas em departamentos de pesquisa para fornecer insights sobre o potencial de crescimento das empresas, incluindo os testes de medicamentos em estágios iniciais que podem eventualmente obter aprovação regulatória, disseram um recrutador e dois investidores. Todos falaram sob condição de anonimato porque os detalhes são confidenciais.
Os hedge funds de estratégias múltiplas, que estão entre os maiores da indústria, seguem abordagens diversificadas de investimento dentro de uma mesma estrutura. Alguns utilizam equipes independentes conhecidas como “pods”, nas quais pesquisadores trabalham como parte de um grupo liderado por um gestor de portfólio. Outros adotam estruturas mais colaborativas, empregando analistas com formação científica e médica como especialistas residentes.
SUPORTE MÉDICO
No passado, hedge funds contrataram cientistas com conhecimentos especializados, como geólogos ou engenheiros, para informar negociações no mercado de commodities, disseram duas fontes. Engenheiros climáticos e meteorologistas também são frequentemente contratados para monitorar flutuações climáticas que impactam o mercado de energia.
A pesquisa e o desenvolvimento na indústria farmacêutica devem se expandir à medida que os custos de empréstimos na economia em geral começam a cair.
“A perspectiva de taxas de juros mais baixas levou os hedge funds de estratégias múltiplas a aumentar suas contratações na área de saúde,” disse Freddie Stacy, cofundador da empresa de recrutamento Sheridan Executive. “No passado, isso era um mercado enorme nos Estados Unidos, mas, pela primeira vez, estamos vendo um interesse renovado no setor de saúde europeu.”
Stacy afirmou que a contratação de profissionais de saúde e cientistas por hedge funds aumentou especialmente nos EUA após o processo de aprovação das vacinas contra a COVID-19. Essa tendência se espalhou para a Europa nos últimos seis meses, intensificando-se juntamente com os avanços na capacidade da inteligência artificial de estabelecer conexões e fazer descobertas no setor farmacêutico. Ele não pôde fornecer detalhes adicionais sobre o número de profissionais que já alocou em hedge funds, devido à privacidade desses processos.
Empresas europeias enfrentaram este ano uma volatilidade próxima ao recorde histórico nos dias de divulgação de lucros, com um aumento de quase 20% em relação a oito anos atrás, segundo uma análise recente da Reuters. Especialistas apontaram os hedge funds de estratégias múltiplas como um dos responsáveis por esse fenômeno.
Esses fundos registraram um retorno de 8,5% em 2024 até o final de outubro, superando o retorno de 7,6% da indústria como um todo no mesmo período, segundo a empresa de pesquisa PivotalPath.
Culturalmente, médicos podem se encaixar bem nos hedge funds, afirmou Stacy. “Ex-médicos são atraentes porque, se você consegue lidar com o tipo de trauma extremo enfrentado diariamente na profissão médica, certamente pode lidar com perdas em um ambiente de negociação,” disse ele. “Os hedge funds buscam pessoas com coragem, determinação e até mesmo um pouco de humildade.”
Fonte: Reuters
Traduzido via ChatGPT

