A França está “perigosamente exposta” a uma nova crise econômica, com o aumento da dívida do país nos últimos anos, alertou, em relatório, a Cour des Comptes, a principal jurisdição de auditoria financeira do governo francês, segundo o “Financial Times” (FT).
O déficit orçamentário da França atingiu 154 bilhões de euros, o equivalente a 5,5% do PIB no ano passado – 0,7 pontos percentuais a mais do que em 2022 e 0,6 pontos percentuais acima do prometido pelo ministro das Finanças, Bruno Le Maire.
A Cour des Comptes – Corte de Contas – afirmou que as finanças públicas da França estão em “situação preocupante”, e que o país precisa tomar medidas para cumprir com as metas das dívidas dos países da União Europeia (UE).
A entidade disse que o aumento da dívida pública deverá afetar, nos próximos anos, a capacidade de investimentos do país e provocar um “choque macroeconômico”, segundo o relatório.
A Cour des Comptes é o Tribunal de Contas da França, jurisdição financeira da ordem administrativa, independente dos poderes Legislativo e Executivo, e responsável, principalmente, pelo controle da regularidade das contas públicas.
Fonte: Valor Econômico

