Fernando Sodré, da Cimed: “Fazemos Tudo com Agilidade, Espontaneidade e Improviso” CMO de uma das principais empresas de medicamentos do Brasil e eleito Melhor CMO da Forbes Brasil 2025 destaca os aprendizados de carreira e os desafios do marketing moderno
Acessibilidade L L A- A+ ◐
Passagens pela Johnson & Johnson e pela Nestlé, além de incursões pelo “sofrido mundo do empreendedorismo no Brasil”, prepararam o paulistano Fernando Sodré para aceitar, quatro anos atrás, o convite de João Adibe para assumir o marketing de sua gigante farmacêutica, a Cimed.
Com formação em administração de empresas (Mackenzie e FIA), ele conta que o caminho que o levou ao marketing da Cimed passou pela paixão pelo mundo da beleza, no qual “você transforma a autoestima das pessoas”, e pelo incentivo de um tio, que trabalhava em uma indústria farmacêutica e falava maravilhas sobre esse setor. Além disso, Adibe anunciou que entraria no mercado de estética. Convite feito e aceito, depois de um ano, o arsenal de marcas da Cimed começou a fazer parte do escopo de Fernando. “Eram tantas… Eu achava isso uma anomalia”, diverte-se. “Só de OTC (medicamentos isentos de prescrição) eram 47.”
Fernando, então, começou a mostrar a que veio. Decidiu que era preciso construir marcas fortes e aglutinou várias delas. Hoje sua equipe de 60 pessoas trabalha com foco em 10 carros-chefe, como os conhecidos Lavitan, K-Med, Calamed.
Leia também Forbes MKT Como a New Balance Deixou de Ser o “Tênis de Pai” e Conquistou Destaque na NBA
Forbes MKT Quem São os CMOs Brasileiros na Lista dos Mais Influentes da Forbes?
Escolhas do editor Os CMOs Mais Influentes do Mundo em 2025; Dois São Brasileiros
Forbes MKT Carla Mita, da Visa: “Mesmo com a Tecnologia, o Marketing Segue Sendo sobre Pessoas”
Forbes MKT TikTok Shop: o Que Você Precisa Saber sobre a Nova Função do TikTok
Forbes Tech WWDC: para Especialistas, Apple Tropeça na Corrida da IA e Demonstra Fraqueza após Anos de Liderança
Outra característica marcante da estratégia do grupo é o uso de seus líderes – como o próprio João Adibe – na interação com o público por meio das redes sociais e da TV. “Em nossos briefings, sempre envolvemos alguém da família, conforme o perfil de cada marca. Eles são nossos porta-vozes, são a cara do nosso negócio”, explica Fernando, acrescentando que essa tendência de personalização das empresas e das marcas é uma tendência que deve perdurar no Brasil, indo na contramão de certa robotização que vem no bojo da inteligência artificial.
Hoje com 47 anos, o CMO da Cimed conta que acompanhou mudanças profundas no modo como grandes companhias usavam e usam as ferramentas e estratégias do marketing.
Anos atrás, eram mais comuns as campanhas milionárias, trabalhosas e demoradas. “Para gravar um anúncio de protetor solar, por exemplo, gastava-se vários dias porque o céu tinha que estar perfeito, a areia tinha que estar perfeita… Hoje fazemos tudo com muita agilidade, muita espontaneidade e improviso”, compara. “É isso que o consumidor quer ver, essa humanização da empresa.”
O executivo dá uma alfinetada na “corrida quase que louca” das empresas pela inteligência artificial, inclusive no marketing, enquanto enaltece a estratégia de outras tantas por “colar” suas marcas a eventos culturais, musicais e esportivos, valorizando experiências humanas.
A Cimed não vai economizar nesse processo: se quando Fernando lá chegou o investimento em marketing era praticamente nulo, agora a empresa anunciou o aporte de R$ 1,5 bilhão nos próximos cinco anos, tendo como motivador o objetivo de triplicar o faturamento do grupo – e bater na casa dos R$ 10 bilhões.
Escolhas do editor Escolhas do editor Agentes, Capacitação e Mais: as Principais Tendências do Mercado de Tecnologia
Escolhas do editor Por Dentro do Plano de uma Bilionária para Revolucionar o Futebol Feminino
Carreira E-mails o Dia Todo e Reuniões Fora do Expediente: Como Quebrar o Ciclo da Jornada de Trabalho Infinita
Escolhas do editor Os CMOs Mais Influentes do Mundo em 2025; Dois São Brasileiros
Escolhas do editor As 50 Empreendedoras Mais Ricas do Mundo
Escolhas do editor Lasai: os Segredos do Melhor Restaurante do Brasil
Fonte: FORBES