O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed) de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou hoje que o banco central dos EUA não deveria esperar que a inflação caia para 2% para iniciar os cortes de juros. O índice de preços de gastos com consumo (PCE) ficou em 2,5% em julho.
Bostic disse que ainda não está preparado para declarar vitória sobre a inflação mas, ao mesmo tempo, a politica monetária não deveria ser deixada em território restritivo por muito tempo, segundo mensagem publicada hoje no site do Fed de Atlanta. “Acredito que não devemos esperar até que a inflação caia para 2% para começar a remover a restrição porque isso iria colocar em risco o mercado de trabalho o que infligiria impactos e sofrimento desnecessário”, disse.
Segundo ele, o Fed está em uma posição favorável, com o mercado de trabalho ainda estável e a inflação chegando perto da meta do banco central. “Considerando as circunstâncias atuais – redução do poder de compra e um mercado de trabalho em desaceleração – eu reajustei o meu foco, que desde de o início de 2021 estava centrado na inflação, para incluir também o mercado de trabalho, parte do nosso mandado duplo (inflação e pleno emprego)”, disse.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2019/B/5/zNBGOBTDCQPTn8RiNB9w/330420108-1-4.jpg)
Fonte: Valor Econômico

