Expectativa do Ministério da Saúde é de que cerca de 3 milhões de pessoas que já fazem uso do programa sejam impactadas, o que pode levar, em média, a uma economia de até R$ 400 por ano para cada um
PorMariana Assis, Valor — Brasília
A partir desta quarta-feira (10), o programa Farmácia Popular vai passar a disponibilizar remédios indicados para o tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite gratuitamente em todo o país.
De acordo com a pasta, a expectativa é de que cerca de 3 milhões de pessoas que já fazem uso do programa sejam impactadas, o que pode levar, em média, a uma economia de até R$ 400 por ano aos usuários do programa.
Em comunicado, o Ministério da Saúde explica que o programa oferta 41 itens entre fármacos, fraldas e absorventes e, até a implementação desta medida, só medicamentos indicados para pessoas com diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais eram oferecidos gratuitamente.
Quanto aos demais, a pasta cobria até 90% do valor de referência dos medicamentos. Dessa forma, a atualização do programa significa, na prática, que 95% dos medicamentos e insumos podem ser retirados de forma gratuita, o que equivale a 39 dos 41 itens de saúde distribuídos.
Instituído em 2004 pelo governo federal, o Farmácia Popular disponibiliza medicamentos e outros insumos de saúde para a população. No ano passado, o programa foi relançado e novas gratuidades foram incluídas, como remédios para osteoporose e anticoncepcionais. Neste ano, também passou a ser disponibilizado absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública de ensino.
Fonte: Valor Econômico