A Takeda Pharmaceutical planeja buscar a aprovação dos reguladores dos Estados Unidos para vender uma vacina contra a dengue no país, visando se tornar a primeira empresa japonesa a entrar no mercado americano de vacinas, conforme apurado pelo “Nikkei Asia”.
O plano da Takeda de enviar um pedido à Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) foi revelado pelo CEO da empresa, Christophe Weber. Detalhes como o cronograma para o envio do pedido e os planos de produção serão definidos posteriormente.
A dengue é uma infecção viral transmitida por mosquitos, com cerca de 400 milhões de pessoas infectadas todos os anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora seja mais comum em climas tropicais e subtropicais, as regiões onde pode ocorrer estão se expandindo devido ao aquecimento global.
Diferente das vacinas de concorrentes, a vacina da Takeda pode ser usada em crianças a partir de quatro anos, e os efeitos colaterais graves são improváveis. A OMS reconheceu sua eficácia e recomenda seu uso.
A Takeda já recebeu aprovação para vender a vacina contra a dengue no Sudeste Asiático e na Europa e está se movendo para garantir locais de produção. Anteriormente, a empresa havia buscado aprovação nos Estados Unidos, mas retirou sua aplicação. A farmacêutica prevê vendas globais de até US$ 2 bilhões por ano.
As vacinas são vistas como um produto importante para a segurança econômica no campo médico. Durante a pandemia de covid-19, os Estados Unidos aumentaram o fornecimento doméstico de vacinas usando a Lei de Produção de Defesa, que concede ao presidente controle emergencial significativo sobre as indústrias domésticas. Em um ponto, a Europa chegou a limitar as exportações de vacinas durante a pandemia.
A Takeda está trabalhando para desenvolver vacinas para outras infecções além da dengue, com a esperança de transformar vacinas em uma fonte de lucro, junto com medicamentos de prescrição. Se mais de suas vacinas forem usadas ao redor do mundo, os lucros obtidos poderão ser direcionados para o desenvolvimento de outras vacinas, melhorando a competitividade do Japão nesse mercado.
O mercado global de vacinas é amplamente dominado por empresas dos EUA e da Europa, incluindo Pfizer, Moderna, GlaxoSmithKline e Merck.
25/08/2024 19:36:01
Fonte: Valor Econômico