O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta segunda-feira (15) que o governo de Donald Trump deve anunciar na próxima semana uma resposta ao Brasil devido à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Questionado em entrevista à emissora Fox News sobre qual seria a reação dos EUA à condenação do ex-presidente – um aliado político e ideológico de Trump, Rubio sugeriu que a Casa Branca adotaria “medidas adicionais” contra o Brasil, que podem ser anunciadas “na próxima semana”, sem dar detalhes.
“O Estado de Direito está ruindo. Há juízes ativistas – um em particular – que não apenas foi atrás do Bolsonaro, mas, aliás, tentou impor reivindicações extraterritoriais até mesmo contra cidadãos americanos ou contra alguém publicando online de dentro dos Estados Unidos, e chegou a ameaçar ir ainda mais longe nesse sentido”, disse Rubio, citando de forma implícita o ministro Alexandre de Moraes, do STF.
“Então, haverá uma resposta dos EUA quanto a isso, e teremos alguns anúncios na próxima semana ou algo assim sobre quais medidas adicionais pretendemos tomar. Mas o julgamento é apenas mais um capítulo de uma crescente campanha de opressão judicial que tem tentado alcançar empresas americanas, e até pessoas operando a partir dos Estados Unidos”, completou o secretário.
Na última quinta-feira, o ex-presidente Bolsonaro foi condenado pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e três meses de prisão por golpe de Estado e mais quatro crimes.
Trump usou o julgamento contra Bolsonaro e o que chamou de “caça às bruxas” ao ex-presidente como argumento para impor uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros exportados pelos EUA.
A ameaça do governo americano vem no dia seguinte à publicação de um artigo do presidente Lula no New York Times. No texto, Lula se diz disposto a dialogar, mas aponta que a tarifa aplicada ao Brasil se deu por motivações políticas e não comerciais, além de defender a posição do STF durante o julgamento da trama golpista. “Não houve caça às bruxas” sintetizou.
No dia da condenação de Bolsonaro, Trump se declarou “surpreso e descontente” com o veredito dado pelo STF.
Na ocasião, Marco Rubio escreveu em seu perfil no X que “As perseguições políticas pelo violador de direitos humanos sancionado Alexandre de Moraes continuam, já que ele e outros membros da Suprema Corte do Brasil decidiram injustamente prender o ex-presidente Jair Bolsonaro.”
“Os Estados Unidos responderão adequadamente a essa caça às bruxas”, completou.
Fonte: Valor Econômico