Área cada vez mais estratégica no varejo farmacêutico, o gerenciamento de categorias ganha o centro dos debates no Primeiro Encontro GC Líderes do Brasil. Promovido pela Retail Farma Brasil, o evento acontecerá no dia 30 de novembro em formato híbrido e já tem a adesão das maiores redes de farmácias e fabricantes em atuação no país. A expectativa é mobilizar 1 mil participantes.
Entre as varejistas confirmadas estão Raia Drogasil, DPSP, Pague Menos, Farmácias São João, Panvel, Drogaria Araujo, Farma Ponte, Coop, Rede d1000 e Venancio, além de representantes da ABCFARMA, Abrafad, Abrafarma, Farmarcas, Febrafar e Sincofarma. Os principais cases de GC na indústria ficarão serão destacados por Danone, GSK, Herbarium, Hypera Pharma, Lillo, L’Oréal, Nestlé e NUK.
“Muito além de um encontro, queremos inaugurar um movimento para enfatizar o crescente protagonismo assumido pelos profissionais de gerenciamento de categorias. Eles são cada vez mais vitais para a tomada de decisões no setor, cuja influência se reflete em diferentes verticais do varejo – de inteligência de mercado à promoção e merchandising, passando pela precificação”, contextualiza Paulo Gomes, VP de Relacionamento com o Mercado da Retail Farma.
Gerenciamento de categorias terá debates segmentados
Os debates sobre gerenciamento de categorias estão segmentados em quatro grandes blocos, cada qual dedicado a uma categoria – pela ordem, OTC, HPC, Rx e conveniência/suplementação. Ao lado de Rogério Lima, VP de Conteúdo e Consultoria da Retail Farma, a IQVIA abrirá todos os blocos com dados de mercado exclusivos.
Na sequência, as indústrias apresentarão casos de sucesso na execução de programas de GC. Ao final, como uma espécie de aterrissagem, as redes do varejo farmacêutico dividem inputs e desafios em um painel.
Para Lima, o encontro fortalecerá a troca de experiências e também funcionará como acolhimento para profissionais de uma área cujos desafios aumentam na mesma proporção que as oportunidades. “Eles convivem com o avanço da concorrência e as múltiplas transformações na jornada de consumo e no comportamento do shopper, aliadas às pressões na cadeia de suprimentos”, observa.
Encontro dará vazão a cases especiais da indústria
Cases especiais da indústria revelarão experiências práticas da implementação de modelos de gerenciamento de categorias. A Hypera Pharma, por meio da líder Denise Guimarães, apresentará os preceitos de uma loja-conceito de cuidados com a saúde.
Já Thaís Griffel, coordenadora de GC da Nestlé para farmácias, abordará a crescente relevância do setor para potencializar os segmentos de nutrição adulta e infantil. “Acompanhei de perto a migração dessa categoria do canal alimentar para o farmacêutico. E agora vamos começar também a enveredar pelo mercado de vitaminas, o que torna esse encontro ainda mais primordial para entender o que está por vir e apreender novos aprendizados a partir da vivência do varejo e dos investimentos da indústria”, avalia.
As inscrições estão disponíveis pelo link https://workshops.retailfarmabrasil.com.br/.
Fonte: Panorama Farmacêutico