Bloomberg Línea — Do TikTok às farmácias, a tendência doclean beautytem ganhado força no país, com cosméticos de embalagens minimalistas e fórmulas consideradas “limpas”, mais naturais e desenvolvidas para serem menos danosas ao meio ambiente.
Uma das marcas que se tornou “queridinha” desse movimento é a catarinenseSimple Organic, que nasceu por meio da empreendedora Patrícia Lima e que passou por mudança importante na sua composição acionária e na operação nos últimos dias.
A Hypera, gigante farmacêutica nacional, exerceu nesta semana a preferência na opção para adquirir os 28,5% restantes da marca que não possuía — a empresa já havia comprado 71,5% em 2021.
A transação representa uma consolidação de um ciclo em que a empresa ganhou escala sem perder o DNA sustentável, segundo a executiva.
“A Simple cresceu 16 vezes desde a aquisição. Foi tudo muito consciente e estruturado”, afirmou a fundadora da marca, Patricia Lima, em entrevista àBloomberg Línea.
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A escolha pela venda à Hypera ocorreu após análise de 16 propostas de compra recebidas ao longo dos anos.
Com a saída de Patricia do cargo de CEO e da operação, a Simple Organic passa a ser gerida totalmente pela Hypera, controlada pelo empresário Joao Alves de Queiroz Filho.
A executiva disse que os núcleos responsáveis pelo produto e pelo desenvolvimento permanecem formados por profissionais que cresceram dentro da própria marca.
“As lideranças que seguem são pessoas que estão comigo há quase dez anos. O DNA está preservado”, disse.
A aquisição da Simple Organic pela Hypera consolida um movimento importante da farmacêutica no mercado declean beauty— hoje ancorado em marcas como Mantecorp e Bioage, que lideram essa frente dentro do portfólio.
A negociação final ocorreu entre abril e maio deste ano, com um processo de preparação de portfólio e passagem de bastão que a executiva descreveu como “sem traumas” e alinhado às expectativas de ambas as partes.
Produtos da Simple Organic: crescimento ao longo dos últimos anos dentro da tendência de clean beauty(Divulgação)
Hoje, cerca de 70% das vendas da Simple continuam a acontecer pelo canal digital, em que a marca nasceu e se estabeleceu, sobretudo após a pandemia de covid, contou a executiva.
Desde a entrada da Hypera nos negócios, por outro lado, a marca tem crescido no canal de farmácias – que também se tornou relevante.
Segundo Lima, o crescimento da Simple não veio apenas da tendência de clean beauty mas de um modelo baseado em comunidade, transparência e rigor na política de embalagens e logística reversa, atributos que ajudaram a consolidar a marca como referência em impacto positivo.
Em comunicado enviado ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a Hypera informou que faturou R$ 9,3 bilhões em 2024, e a Simple, R$ 90 milhões.
No acumulado do ano, as ações da Hypera (HYPE3) subiram cerca de 45%.
Procurada, a Hypera não se posicionou sobre a operação.
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Um dia após concretizar a venda da participação remanescente da Simple Organic para a Hypera, Lima já vislumbrava três frentes de projetos com início programado para 2026.
O primeiro é a criação de um hub de marcas de beleza brasileiras no exterior.
Segundo a executiva, o plano é estruturar a entrada desse hub inicialmente nos Estados Unidos e, depois, na Europa, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2026.
“A beleza brasileira tem força, mas não está estruturada lá fora”, disse. “É hora de romper essa fronteira.”
Fundadora da Simple Organic, Patricia Lima se prepara para novos projetos em 2026 após deixar a operação da marca que criou (Foto: Adilson Santos/ Divulgação)(ADILSON SANTOS)
O segundo projeto no foco da fundadora da Simple Organic é estruturar um fundo de investimento com foco em negócios de impacto. A motivação, disse, nasceu da baixa participação feminina como destino de capital.
“Menos de 3% dos financiamentos vão para projetos fundados por mulheres. Em clima, esse número cai para menos de 1%”, disse.
Nesta frente, a executiva avalia tanto se tornar sócia de um fundo já existente quanto criar uma tese própria, mais alinhada ao olhar de empreendedora que acumulou na última década.
A executiva também disse que lançará uma marca com atuação em bebidas e alimentação, da qual será cofundadora. O lançamento está previsto para perto do Carnaval de 2026.
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Fonte: Bloomberg Línea