A ministra do Planejamento e Orçamento (MPO), Simone Tebet, afirmou, nesta segunda-feira (28), que chegou a hora de ter coragem para cortar gastos ineficazes e abrir espaço para outras necessidades do governo brasileiro, como investimentos.
Em sua participação na cerimônia de anúncios de investimentos apoiados pela ApexBrasil durante o Brasil Investment Fórum, a ministro repetiu o mantra de que “não existe social sem fiscal” e lembrou que o investimento público, sozinho, não será suficiente para fazer frente às necessidades do país.
“Os números estão aí mostrando que tudo que tinha que dar certo, deu. Agora temos que ter coragem de cortar o que é ineficiente. Erros fraudes já foram cortados, agora preciso ter coragem para cortar políticas insuficientes e ineficientes para fazer outras coisas, inclusive investir em infraestrutura. Como lembrou um grande veículo de comunicação recentemente, é preciso dobrar o investimento no país e, para isso, precisamos de parcerias”, disse Tebet.
A equipe econômica trabalha em um pacote de contenção de gastos e prometeu anunciar as medidas após o segundo turno das eleições municipais. Em ocasiões anteriores, no entanto, Tebet já avisou que, por determinação do presidente Lula (PT), ele não iria mexer em temas como a política de valorização do salário mínimo.
Em breve fala, a ministra também celebrou o plano Rotas de Integração Sul-Americana, que pretende integrar o continente e também aproximar as exportações brasileiras do Oceano Pacífico, diminuindo o tempo do frete para a China e Estados Unidos, principais destinos das mercadorias do país.
“Temos condições de inaugurar uma perna de cada uma dessas cinco rotas até o fim do mandato do presidente Lula. Todas essas obras já estão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), não vão ter impacto fiscal adicional”, garantiu.
Fonte: Valor Econômico

