O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de atualizar suas projeções para a população brasileira até 2070. As estimativas apontam que o total de habitantes no país deve começar a diminuir em 2042, após atingir pico de 220,425 milhões de pessoas em 2041.
Com as novas projeções, o IBGE atualiza também a chamada pirâmide etária, que é a representação gráfica da estrutura de idade da população. O gráfico mostra a parcela de cada faixa etária em relação à população como um todo, separando por homens (lado esquerdo da imagem) e mulheres (lado direito). O estudo Projeções da População traz informações para o período de 2000 até 2070.
Os grupos etários mais jovens – como de 0 a 4 anos; de 5 a 9 anos; e de 10 a 14 anos, por exemplo – estão na base da pirâmide. Os mais velhos – 80 a 84 anos; 85 a 89 anos; e acima de 90 anos –, por sua vez, estão no topo. A pirâmide tradicional é caracterizada pela base mais larga e um topo mais fino, apontando para o perfil de uma população mais jovem. O Brasil já deixou esse formato para trás desde a década de 90 e vem se transformando, reduzindo cada vez mais a base e ampliando o topo. O movimento comprova a tendência demográfica de envelhecimento da população.
Fonte: Valor Econômico