Investida dos fundos General Atlantic, Goldman Sachs e Pátria, a plataforma de telemedicina Conexa está diversificando seu negócio tendo em vista que essa ferramenta já se tornou praticamente uma commodity no mercado de saúde. Na pandemia, houve um “boom” na demanda por tecnologias que permitem consultas médicas on-line, mas hoje esse mercado está consolidado.
Nesse cenário, a Conexa — que realiza cerca de 5 milhões de atendimentos digitais por ano, sendo que 50% são sessões de terapia — está investindo na prestação de serviços para empresas contratantes de convênio médicos aos seus funcionários.
Um desses serviços é o ambulatório digital, cujos médicos acompanham a saúde dos funcionários com atendimento on-line. Os médicos e enfermeiros são da Conexa.
“É um modelo inspirado nos ambulatórios físicos instalados dentro das companhias. Porém, com custo menor. Poucas companhias têm condições financeiras para arcar com um ambulatório. Essa é uma realidade para multinacionais e grandes grupos que podem ter essa estrutura médica em suas sedes”, disse Guilherme Weigert, presidente e um dos fundadores da Conexa.
Os contratos com as companhias são baseados em performance. Ou seja, a remuneração da Conexa está atrelada à queda da taxa de sinistralidade do plano de saúde.
Weigert diz que essa redução é possível porque é realizado um acompanhamento rotineiro da saúde dos funcionários, com orientações para pacientes crônicos, a fim de evitar que eles tenham problemas mais sérios, chegando a internações — que é o principal custo dos planos de saúde.
A Conexa já oferta esse serviço para cerca de 22 mil colaboradores. “Esse tipo de prestação de serviço tem maior valor agregado. Hoje, paga-se por volume de atendimentos, há uma assimetria de interesses entre operadoras e prestadores de saúde. A remuneração baseada em performance soluciona esses interesses diversos”, afirmou.
A empresa, que é uma das líderes do mercado de telemedicina, planeja encerrar este ano com receita de R$ 300 milhões.
Do capital da Conexa, metade pertence aos fundos e a outra fatia, aos fundadores executivos e investidores-anjo.
A plataforma da Conexa está disponível para 30 milhões de usuários de planos de saúde de operadoras como Bradesco, Unimed e Amil. Há 3 mil médicos e psicólogos cadastrados. Há ainda empresas que adquirem a plataforma da Conexa para ofertar aos seus funcionários.
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Fonte: Valor Econômico