Por Talita Moreira, Valor — São Paulo
23/11/2023 09h46 Atualizado há 3 minutos
O Bradesco anunciou nesta quinta-feira uma mudança de comando após um ano de resultados ruins. Marcelo Noronha, vice-presidente de varejo, vai assumir a presidência do banco no lugar de Octavio de Lazari Jr.
A substituição ocorre após um 2023 difícil para a instituição financeira. Os resultados do Bradesco neste ano foram influenciados pela alta da inadimplência, que afetou fortemente sua base de clientes. O banco também foi o mais atingido pela crise da Americanas, pois era o credor com maior exposição à varejista.
Segundo fato relevante divulgado nesta quinta-feira, a indicação de Noronha “decorreu da sua vasta experiência profissional, adquirida ao longo de mais de 38 anos no mercado financeiro, 20 dos quais dedicados à Organização Bradesco”.
Com a mudança, Lazari passará a integrar o conselho de administração do Bradesco — a indicação será submetida ao Banco Central, como é praxe. Por enquanto, o executivo continuará integrando os comitês de assessoramento do colegiado.
Noronha, de 58 anos, é formado em administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em finanças pelo IBMEC e em programa de gestão do Instituto de Estudios Empresariales (Iese) da Universidade de Navarra, em Barcelona.
O executivo trabalhou BBVA até 2003. Foi presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) entre 2013 e 2017. No Bradesco, passou por todos os cargos de diretoria. No início deste ano, passou à vice-presidência de varejo, depois de ter ocupado a vice-presidência de atacado.
Fonte: Valor Econômico

