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A BradescoCotação de Bradesco Seguros planeja firmar parcerias com outros grupos hospitalares em paralelo à “joint venture” fechada com a Rede D’Or, em maio. Neste acordo, a líder hospitalar e a maior seguradora do país tornaram-se sócias em três hospitais em São Paulo e no Rio, orçados em R$ 1,1 bilhão. Há ainda outras negociações em andamento, o que gerava dúvidas sobre o modelo de expansão da BradescoCotação de Bradesco nesse setor.
“Somos uma empresa com uma visão o mais ampla possível e buscamos os melhores parceiros regionalmente. Não há exclusividade. Somos investidores, não operadores de hospitais”, disse Ivan Gontijo, presidente da BradescoCotação de Bradesco Seguros, cuja receita ultrapassou os R$ 100 bilhões em 2023.
No ano passado, antes da joint venture com a D’Or, a BradescoCotação de Bradesco Seguros se juntou ao Albert Einstein para a construção de um hospital na Zona Sul da capital paulista. Alguns meses depois, fechou parceria com a Mater Dei para erguer uma unidade com 250 leitos na Zona Norte de São Paulo. Os dois projetos demandarão investimentos de R$ 1,2 bilhão. Em ambos os casos, o imóvel pertence ao grupo BradescoCotação de Bradesco e a gestão médica e administrativa fica a cargo dos hospitais.
A seguradora também está fazendo aquisições. Em agosto de 2023, comprou 20% do Grupo Santa, maior rede hospitalar do Centro-Oeste e o ativo mais cobiçado do setor. Segundo fontes, pagou cerca de R$ 1 bilhão pela fatia.
A BradescoCotação de Bradesco Seguros – que é controladora de FleuryCotação de Fleury, OdontoPrev, BradescoCotação de Bradesco Saúde e Novamed – entrou no mercado hospitalar em 2021, com a criação de uma empresa batizada de Atlântica Participações. Em 2022, anunciou uma associação com a BP-Beneficência Portuguesa e o FleuryCotação de Fleury numa rede de clínicas oncológicas, com investimento de R$ 678 milhões.
Nessa mesma época, a Rede D’Or adquiriu a SulAmérica, gerando atritos com a BradescoCotação de Bradesco Saúde. Com essas combinações de negócios, os dois grupos passaram a atuar nos mercados de convênio médico e hospitais, que têm interesses conflitantes. A parceria entre Rede D’Or e BradescoCotação de Bradesco Seguros, anunciada há três meses, selou a paz entre os dois gigantes do setor de saúde.
Mas a concorrência também veio de outros lados. Diante dos reajustes elevados no setor de saúde nos últimos anos, algumas companhias que ofertavam o seguro saúde da BradescoCotação de Bradesco aos seus funcionários migraram para a Hapvida, num movimento radical de “downgrade”.
Nesse cenário, a seguradora criou planos de saúde com cobertura regional e modelados para atender ao público que demandava produtos de menor custo. “Sentimos alguma mobilidade com a pressão de custos, no pós-covid. Mas agora, passada essa fase, também estamos percebendo um movimento contrário, de empresas buscando produtos com rede aberta, com prestação de serviços e qualidade médica. No mercado corporativo, é um item de retenção de emprego”, disse Vinícius Cruz, diretor financeiro da BradescoCotação de Bradesco Seguros.
“Temos produtos competitivos, mas sempre com a questão da qualidade em primeiro lugar, com bons parceiros. Estamos também, comercialmente, com a faca nos dentes”, disse Carlos Marinelli, presidente da Atlântica Participações.
Fonte: Valor Econômico