Por Joe Rennison e Brooke Masters — Financial Times, de Nova York
17/05/2022 05h03 Atualizado há 5 horas
Os investidores deveriam “se preparar” para comprar bônus a preços baixos depois da forte queda dos mercados de dívida na semana passada. A afirmação é de Dan Ivascyn, diretor de investimentos da gestora de crédito Pimco, que gerencia US$ 2 trilhões em ativos.
A recente onda de vendas elevou os rendimentos – um indicativo do retorno oferecido aos investidores em dívidas se eles comprarem esses papéis no mercado hoje – a níveis não vistos desde as turbulências no mercado induzidas pela covid-19. Isso despertou preocupações com a saúde dos mercados de dívidas corporativas, mas também atraiu investidores dispostos a suportar o risco em troca de uma recompensa potencialmente alta.
“Há uma boa chance nesse ambiente de você ver alguns excessos, o que significa ter cuidado ao comprar agora, mas estar pronto para o que poderá ser uma oportunidade ainda mais interessante para aqueles que forem um pouco mais pacientes”, disse Ivascyn em uma entrevista ao “Financial Times”.
A Pimco foi fundada pelo “rei dos bônus” Bill Gross e é conhecida como uma das maiores negociadoras de bônus do mundo.
Os bônus de qualidade e classificação de “grau de investimento” vêm caindo este ano depois que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) sinalizou que vai enxugar seu balanço e aumentar as taxas de juros. Já os bônus de “alto rendimento” e qualidade inferior mostraram-se resistentes até este mês, quando essa parte mais arriscada do mercado de dívida começou a apresentar algumas rachaduras.
Ivascyn não é o único investidor a sugerir nos últimos dias que os riscos para os mercados de bônus corporativos – vindos não só do Fed, mas também das interrupções nas cadeias de suprimentos, da disparada dos preços das commodities e da guerra na Europa – agora são dignos de recompensa.
Chris Sheldon, diretor adjunto de crédito e mercados da KKR, escreveu na sexta-feira que sua equipe prefere a dívida de empresas menos expostas à virada do ciclo econômico, mas mesmo assim alertou que “é importante estar confortável com o desconforto… É provável que o mercado continue instável, mas achamos ser prudente manter a convicção, os fundamentos e buscar oportunidades nos momentos de volatilidade”.
Também na última sexta-feira, analistas de crédito do Bank of America (BofA) observaram que, embora a queda possa continuar, “sugerimos assumir um risco materialmente maior aqui”.
Ivascyn não se mostra tão otimista, dizendo que prefere ativos de melhor qualidade como bônus lastreados em hipotecas, bônus corporativos com grau de investimento e dívidas bancárias, especialmente de bancos dos Estados Unidos.
“Temos relutado em partir agressivamente para o crédito com classificação mais baixa ou o crédito que ficaria mais exposto a uma desaceleração econômica mais significativa”, disse ele. “Mas estamos começando a ver algum interesse real, mais avaliações interessantes em algumas áreas de maior qualidade.”
Na ponta inferior do espectro da qualidade de crédito, a equipe de crédito privado da Pimco, que geralmente empresta diretamente para empresas e compra grandes pacotes de empréstimos, está procurando oportunidades em mercados públicos, de modo parecido com casas de investimentos como Ares e Apollo, que ajudaram a salvar negócios com bônus em dificuldades nas últimas semanas.
A Apollo ajudou a refazer um bônus para a revendedora de carros on-line Carvana, comprometendo-se com quase metade dos US$ 3,28 bilhões que a companhia acabou conseguindo levantar. A Pimco também comprou parte dos títulos, segundo fontes a par do negócio.
“Nossa equipe private parou de colocar dinheiro tão agressivamente nessas áreas do espaço privado que ficaram para trás no mercado público e passou a tirar vantagem das quedas nos preços para comprar um risco similar no mercado público, que é muito mais barato e mais atraente porque está ajustado”, disse Ivascyn.
Fonte: Valor Econômico
![foto17fin-101-pimco-c4[1]](https://clipping.ventura.adm.br/wp-content/uploads/2022/05/foto17fin-101-pimco-c41-640x320.jpg)

