Principais índices acionários asiáticos fecharam o dia seguindo direções mistas
Por Igor Sodré, Valor, com Dow Jones Newswires — São Paulo
Os principais índices acionários asiáticos fecharam o dia seguindo direções mistas, enquanto os agentes aguardam a divulgação dos dados de inflação e do produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos, que acontece hoje.
“O sentimento do mercado começou a esfriar após as recentes altas impulsionadas pelos sinais dovish do Fed na semana passada”, disse o estrategista de mercado do IG, Jun Rong Yeap
O índice Nikkei, de Tóquio, caiu 1,60%, para 33.140,47 pontos, com ações de automóveis e bancos liderando as quedas. As montadoras com bom desempenho nas últimas sessões estiveram entre as que mais caíram. A Toyota Motor caiu 4,0%. A empresa fez recall de 1 milhão de veículos de vários modelos Toyota e Lexus nos EUA devido a sensores relacionados à airbags, aumentando a fraqueza do papel. A Nissan Motor e a Honda Motor caíram quase 3% cada.
Em Seul, o índice Kospi caiu 0,60%, para 2.600,02, em meio à realização de lucros. O índice teve um desempenho amplamente mais fraco, com a maioria das 10 principais ações blue chip de grande capitalização fechando o dia em território negativo. Entre eles, a Posco perdeu 1,9% e a LG Chem caiu 1,8%.
O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 0,40% para 16.621,13 pontos. Os ganhos nos setores imobiliário e tecnológico compensaram as perdas nas ações ligadas à saúde e a veículos elétricos. A Hansoh Pharma liderou as perdas, caindo 11% depois que a empresa biofarmacêutica britânica GSK concordou em pagar até US$ 1,7 bilhão por um acordo de licenciamento. A Li Auto caiu 4,9% e a Geely Automobile caíram 0,6%.
Já na China continental, o índice Xangai Composto terminou em alta de 0,60%, a 2.918,71 pontos, recuperando-se de perdas anteriores. O setor de bebidas liderou os ganhos, com Kweichow Moutai subindo Shanxi Xinghuacun Fen Wine Factory subindo 1,2% e 2,75%, respectivamente.
Fonte: Valor Econnômico