Projeto também prevê ampliação e melhoria da infraestrutura do centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 37,4 milhões para a Nortec Química desenvolver 28 novos insumos farmacêuticos ativos (IFAs), uma das principais matérias-primas utilizadas na fabricação de medicamentos. Além disso, o projeto também prevê ampliação e melhoria da infraestrutura do centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da empresa.
Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o projeto está em sintonia com a Nova Indústria Brasil (NIB), política industrial brasileira, na busca por reduzir a dependência da importação de IFAs e aumentar o acesso do SUS a medicamentos e insumos.
“Apesar do forte crescimento nas duas últimas décadas, o setor ainda enfrenta relevante dependência externa, tendo registrado déficit comercial de US$ 21,3 bilhões no ano passado”, afirmou Mercadante, em nota.
A Nortec Química, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, atua no setor farmacêutico há 40 anos. Os produtos químicos básicos utilizados como matéria-prima passam por diferentes etapas de processamento até a obtenção do IFA, que é a molécula responsável pelo efeito terapêutico de um medicamento. A empresa consegue produzir cerca de 400 toneladas por ano além de fornecer princípios ativos para o SUS. Além disso, ela atende grandes farmacêuticas como Aché, Cristália, EMS, Eurofarma, HypermarcasCotação de Hypermarcas, União Química, Valeant, Sanofi e Takeda.
Fonte: Valor Econômico