A farmacêutica britânica AstraZeneca informou, nesta quinta-feira (29), que investirá US$ 15 bilhões na China até 2030 para expandir a fabricação de medicamentos e as atividades de pesquisa e desenvolvimento. O anúncio foi feito durante a visita do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, a Pequim.
O anúncio marca o maior acordo até agora durante a viagem, à medida que o Reino Unido busca fortalecer os laços com Pequim em um momento de relações tensas com Washington.
Starmer apresentou o investimento da farmacêutica como um impulso para o Reino Unido, em declarações em um comunicado da AstraZeneca. “A expansão e a liderança da AstraZeneca na China ajudarão a fabricante britânica a continuar crescendo — apoiando milhares de empregos no Reino Unido”, disse ele.
O diretor-presidente da companhia, Pascal Soriot, afirmou que se trata do maior investimento já realizado pela empresa na China, onde ela opera há mais de 30 anos.
A AstraZeneca investiu bilhões de dólares na China durante o mandato de Soriot como diretor-presidente desde 2012, incluindo US$ 2,5 bilhões em um centro de pesquisa e desenvolvimento em Pequim em março do ano passado, o segundo no país após a abertura de uma unidade em Xangai em 2024.
O papel crescente da China como fonte de novos ativos de medicamentos tornou-se um foco para a indústria, disseram executivos na conferência de saúde do J.P. Morgan no início deste mês.
A AstraZeneca assinou mais de uma dúzia de acordos com empresas chinesas de biotecnologia que desenvolvem candidatos experimentais a medicamentos em estágio inicial.
A diretora-financeira da AstraZeneca, Aradhana Sarin, disse em novembro que o crescimento na China tem sido “forte ao longo de todo o ano”. Algumas farmacêuticas concorrentes venderam ativos na China após interrupções na cadeia de suprimentos, desaceleração econômica e forte concorrência no programa centralizado de compras de medicamentos do país.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2023/h/o/KV8mgXSEey0x2lwdNLww/404115523.jpg)
Fonte: Valor Econômico