A Apsen, indústria farmacêutica 100% nacional com mais de 50 anos de atuação, avançou significativamente em sua transformação digital ao modernizar a rede corporativa em parceria com a Binario.net, empresa especializada em soluções de conectividade, redes inteligentes e segurança digital. O projeto resultou em uma redução de 95% nos chamados de suporte relacionados à rede Wi-Fi.
A nova infraestrutura, fundamentada na plataforma Mist AI da Juniper Networks, proporcionou ganhos expressivos de conectividade e eficiência operacional. Com a diminuição drástica das demandas de suporte, o time de TI da farmacêutica pode redirecionar foco para projetos de inovação e estratégias de negócio.
Leia também: Empreender depois dos 40 pode ser uma vantagem. CEO da DPOnet explica
A transformação começou pela planta fabril e administrativa em Santo Amaro, São Paulo, sendo posteriormente expandida para o centro de distribuição em Varginha, Minas Gerais. O ambiente passou a contar com gestão 100% em nuvem, suporte à tecnologia Wi-Fi 6, automações, SLAs mensuráveis e ferramentas para monitoramento contínuo da experiência do usuário.
“Não estamos apenas falando de tecnologia, mas de um novo jeito de pensar a operação, com base em dados, automação e inteligência. Queremos que a transformação digital seja vivida no dia a dia, desde quem está no chão de fábrica até a alta liderança. Esse projeto é o alicerce que vai sustentar nossas próximas fases de crescimento”, explica Renan Santos, diretor de Tecnologia da Informação da Apsen.
A infraestrutura desenvolvida pela Binario.net já está preparada para suportar soluções avançadas como Internet das Coisas (IoT) e identificação por radiofrequência (RFID). Essa capacidade abre caminho para futuros projetos de rastreabilidade, logística inteligente e ambientes industriais mais conectados.
A iniciativa integra o movimento estratégico da companhia para sustentar seu crescimento industrial e preparar a operação para os desafios dos próximos anos no competitivo setor farmacêutico nacional.
Para o diretor de TI da Apsen, o projeto transcende questões puramente técnicas. “Esse projeto vai além da conectividade. É sobre dar autonomia para nossos times, melhorar a experiência das pessoas e garantir que a tecnologia esteja a serviço do nosso propósito: cuidar de vidas, com qualidade e eficiência tecnológica”, conclui Renan Santos.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
Fonte: