A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de sete balas da marca Dori Alimentos, devido ao risco de contaminação pela bactéria Salmonella Muenchen. Para identificar os lotes suspeitos, basta olhar a validade e série de produção da mercadoria.
A decisão da Anvisa foi publicada na segunda-feira (19) no Diário Oficial da União (DOU). O Valor entrou em contato com a Dori Alimentos, mas não obteve resposta até o momento da publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.
Os produtos e lotes objetos do recolhimento são os seguintes:
A medida foi adotada depois de a agência ter recebido, da própria fabricante, um comunicado relatando recolhimento voluntário das balas, devido ao risco de contaminação por Salmonella Muenchen. A Dori Alimentos está identificando os produtos e séries contaminadas em seu site e Instagram.
A Dori Alimentos informou à Anvisa ter detectado o risco “durante a verificação de rotina nos seus controles de segurança de alimentos”, em produtos fabricados na unidade fabril de Rolândia (PR).
De acordo com a própria Anvisa, as próximas etapas após a proibição da comercialização destes produtos incluem a divulgação de mensagem de alerta pela empresa, identificação das medidas adotadas pela companhia visando investigar e corrigir o ocorrido e acompanhamento da ação de recolhimento pela Vigilância Sanitária.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a salmonella é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar, mais conhecida como salmonelose ou apenas salmonela, e em casos raros pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.
A transmissão da salmonela se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais ou em contato com a bactéria.
A ingestão da salmonella pode acontecer, por exemplo, ao comer carnes e ovos crus ou mal passados ou quando não se lava as mãos antes de cozinhar ou manipular alimentos. Também pode ser transmitida pelo contato com água contaminada. A bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos.
Além da ingestão direta, más condições de higiene também contribuem para a propagação da doença. Veja os principais sintomas:
Salmonella pode causar dois tipos de doença, dependendo do sorotipo: salmonelose não tifóide e febre tifoide.
O tratamento da salmonella não tifóide é feito por medicamentos que aliviam a dor e os incômodos causados. O paciente acaba superando os sintomas depois de uma semana. Já a febre tifoide é mais grave e tem uma taxa de mortalidade maior, sendo necessário acompanhamento médico urgente.
A própria Dori recomenda que os consumidores que tenham comprado estes produtos não consumam as balas e entrem em contato com o serviço de atendimento ao cliente da empresa para o esclarecimento de dúvidas e processo de reembolso.
O contato com a companhia pode ser feito pelo telefone 0800 707 4077, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h ao 12h. Ou por e-mail, pelo sac@dori.com.br
A empresa também salienta que somente os produtos constatados por ela mesma e pela Anvisa estão contaminados, e que as demais mercadorias são seguras para consumo.
*Estagiário sob a supervisão de Diogo Max
Fonte: Valor Econômico