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O grupo AMR Saúde, de franquias de drogarias, planeja abrir 90 lojas em 2025, a maioria na região Nordeste, ampliando suas redes para 540 unidades. O grupo fundado em 2007 em Varginha, no sul de Minas Gerais, é dono das redes Drogaria Americana, Poupe Já e Farma Justa, com operações em nove Estados e no Distrito Federal. A meta é dobrar o faturamento em cinco anos, chegando a R$ 3 bilhões, ante R$ 1,4 bilhão estimados para 2024, que representa crescimento de 40% em relação a 2023.
“O Nordeste hoje é uma região muito promissora para avançar. A gente já está lá com 85 lojas e tem o objetivo de abrir mais 90 lojas de franquia e algumas unidades próprias em Poços de Caldas, Pouso Alegre e cidades vizinhas”, afirma Jeefferson Reis, presidente e dono do grupo AMR Saúde. A expansão será concentrada na bandeira Poupe Já.
O executivo diz que as vendas nas redes crescem acima de 10% ao ano, ficando em linha com a média do varejo farmacêutico. De acordo com dados da IQVIA, empresa que audita as vendas do setor farmacêutico no país, o varejo registrou crescimento de 10,59% em 2023, para R$ 213,32 bilhões, e tem previsão de crescer 12,6% este ano e 9,3% em 2025. No primeiro semestre deste ano, as vendas do varejo farmacêutico avançaram 10,7%, para R$ 105,9 bilhões.
Do total de unidades atuais do grupo, 265 são da rede Drogaria Americana, que fica concentrada em Minas Gerais e São Paulo. A rede Farma Justa conta com 35 unidades, distribuídas no interior de Minas Gerais. A Poupe Já possui atualmente 150 unidades espalhadas no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. Das 450 lojas, sete são próprias e o restante são unidades de franquia.
De acordo com Reis, a Poupe Já atua no segmento popular e tem como diferencial produtos com preços mais competitivos. A abertura de lojas, segundo o executivo, é feita considerando o potencial do mercado e o perfil do dono da loja. O grupo busca principalmente donos de drogarias independentes interessados em profissionalizar mais a gestão.
“Temos unidade em cidade com 5 mil habitantes até cidades com 200 mil. A gente vai aonde tem um investidor ou dono de farmácia que queira se transformar. Tem muito dono de farmácia independente que ainda trabalha de forma arcaica e começa a perder mercado para as grandes redes”, afirma Reis.
A conversão de drogarias independentes em lojas de redes de franquias tem sido buscada por empreendedores devido ao ganho de escala na compra de insumos, à maior profissionalização na gestão e ao peso de marcas consolidadas, diz Claudia Vobeto, diretora da Comissão de Saúde, Beleza e Bem-estar da Associação Brasileira de Franchising (ABF). “Além disso, as redes fazem o mapeamento de locais para abertura de unidades e dão suporte de marketing. Não é um investimento pequeno, então, apostar em uma marca consolidada minimiza muito os riscos do negócio”, afirma Vobeto.
De acordo com a ABF, o segmento de drogarias cresceu 28% em número de lojas, para 2.429 unidades, no primeiro semestre, em comparação com o mesmo intervalo de 2023. Segundo a Federação Brasileira das Redes Associadas de Farmácias (Febrafar), o número de pontos de venda no mercado total aumentou 1,2% este ano, para 92,8 mil unidades.
O investimento inicial na Poupe Já para o franqueado varia de R$ 200 mil a R$ 400 mil. O retorno do investimento se dá, em média, em 18 meses. O faturamento por loja é de aproximadamente R$ 320 mil por mês, segundo Reis. O grupo trabalha apenas com lojas de rua. Em média, 70% da receita é obtida com a venda de medicamentos e 30% com a venda de produtos de beleza e higiene pessoal.
O grupo AMR Saúde possui linha de suplementos com marca própria. Reis diz que a companhia trabalha atualmente para ampliar a marca própria, com itens de higiene pessoal, escova de cabelo, alicate e cortador de unha.
Fonte: Valor Econômico