Aeroporto de Guarulhos
No último dia 18 de junho, a EMS, maior laboratório farmacêutico do Brasil, em parceria com a OMRON Healthcare, realizou uma ação gratuita de aferição da pressão arterial no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (GRU), que teve como objetivo alertar a população sobre os riscos da hipertensão, uma das principais causas de doenças cardiovasculares no país.
A iniciativa impactou positivamente milhares de pessoas, já que foi realizada no Terminal 2, que recebe cerca de 20 mil passageiros por dia, além de aproximadamente 3 mil funcionários do aeroporto. O objetivo foi ampliar o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce de uma condição que afeta 36 milhões de brasileiros, ou aproximadamente 24,5% da população adulta, e responsável por quase 300 mil óbitos.
Imagem: Divulgação – EMS
A hipertensão está fortemente associada a outras doenças crônicas, como obesidade e diabetes, que também apresentam alta prevalência no Brasil — 20,3% da população está obesa e 7,4% têm diabetes.
A obesidade, presente em cerca de 19,8% da população, é um fator de risco importante para o desenvolvimento da hipertensão, e juntos esses fatores elevam o risco de complicações cardiovasculares, especialmente em pessoas que viajam de avião, pois o voo pode potencializar o estresse cardiovascular em indivíduos com essas condições.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 70% dos casos de hipertensão no país ainda não estão controlados adequadamente, evidenciando a necessidade de ampliar campanhas de conscientização e facilitar o acesso a exames simples e eficazes.
“As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo, e aferir a pressão arterial regularmente é fundamental para a prevenção de complicações graves”, destaca o Dr. Audes Feitosa, ex-presidente do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC e coordenador da última Diretriz Brasileira de Medidas da Pressão Arterial.
“Liderar uma campanha tão importante como essa reforça nosso compromisso no combate à hipertensão no Brasil, facilitando o acesso a serviços preventivos em espaços estratégicos como o Aeroporto de Guarulhos, onde a conscientização pode salvar vidas”, afirma, Dr. Iran Gonçalves Jr., diretor-médico da EMS.
“Levar essa ação para um local de grande circulação como Guarulhos é uma forma estratégica de alcançar um público diversificado e estimular o cuidado com a saúde cardiovascular, um dos principais pilares de nossa companhia e que acreditamos que deva ser prioridade para todos”, acrescenta Fernanda Villalobos, Diretora Geral da OMRON Healthcare.
A campanha faz parte do movimento “É de coração”, criado pela EMS dentro de sua unidade de Prescrição Médica, com foco na prevenção e no diálogo com médicos e pacientes sobre hipertensão e doenças relacionadas. A parceria com a OMRON reforça o compromisso de ambas as empresas com a saúde pública e a promoção de hábitos que salvam vidas.
“A conscientização sobre os riscos da hipertensão arterial tem guiado diversas campanhas e iniciativas da área de cardiologia da EMS, dentro da nossa unidade de Prescrição Médica, ao longo dos últimos anos pelo país todo. Chamamos esse movimento de “É de coração” que tem como foco a abordagem preventiva e o diálogo com médicos e pacientes sobre diagnóstico, tratamento e mudança no estilo de vida”, explica Joaquim Alves, diretor da unidade de prescrição da EMS.
Informações da EMS
Fonte: AEROIN