A pedido do governo federal, o BTG Pactual estaria estudando comprar a fatia do Banco Master na BiommCotação de Biomm, tem o banco de Daniel Vorcaro como acionista controlador, segundo o site UOL.
O Master detém 25,86% da BiommCotação de Biomm por meio do fundo Cartago e o BTG possui 9,62% da farmacêutica especializada na produção de insulina. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) é outro sócio da companhia, com 5,12% do capital social.
De acordo com o site, o banqueiro André Esteves, dono do BTG, avalia transformar a BiommCotação de Biomm num centro de produção de hormônio e de canetas emagrecedoras para o Sistema Único de Saúde (SUS). Walfrido Mares Guia, ex-ministro do Turismo, amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e acionista da BiommCotação de Biomm, teria feito a ponte com Esteves. O ex-ministro disse que não fez nenhuma ponte, mas reconheceu que a empresa é muito importante para prover insulina para os diabéticos.
O BTG, assim como Mares Guia, negaram a informação.
A BiommCotação de Biomm, que já é parceira do governo, com importantes contratos de fornecimento de insulina, entrará no negócio das canetas emagrecedoras a partir de março de 2026, com a expiração da patente da semaglutida — principal ativo do Ozempic, produzido pela dinamarquesa Novo Nordisk.
O Ministério da Saúde apoia o negócio como forma de estimular a concorrência, garantindo fornecimento de medicamentos por uma empresa nacional e reduzindo a dependência de fornecedores estrangeiros, continua o site.
Para o Master, a transação ajudaria a levantar recursos para reduzir o prejuízo que o banco deixará no mercado e que, em boa parte, será coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Já a BiommCotação de Biomm pode aproveitar o negócio e se blindar de eventuais problemas do Master. Entre os dias 17 e 18 de novembro, o Banco Central decretou liquidação extrajudicial do Banco Master e a Polícia Federal prendeu seu dono, Daniel Vorcaro.
Fonte: Valor Econômico