Cacto do Nordeste é base para tratamento de doenças autoimunes

Um cacto do Nordeste pode significar uma nova fase no tratamento de feridas e até mesmo condições dermatológicas como as dermatites e a psoríase. E tudo por causa do trabalho de um farmacêutico em formação. As informações são do CFF.

O farmacêutico cearense Igor Gomes desenvolveu um medicamento à base da palma forrageira (Opuntia sp.) para seu trabalho de conclusão de curso (TCC).

Segundo o pesquisador “este produto traz uma perspectiva para várias possibilidades terapêuticas, como queimaduras, tanto solares, quanto por agentes químicos; como ferimentos, cortes e lesões causadas por doenças como a dermatite atópica e a psoríase”.

Farmacêutica brasileira reduz aporte em patrocínio

A fonte da Cimed secou? Após altos investimentos em publicidade em 2023, o ano novo começou diferente para a farmacêutica brasileira. Dois sinais de um “aperto no cinto” vêm dos investimentos no futebol. As informações são do UOL.

Segundo a reportagem, a farmacêutica teria procurado o Palmeiras para rediscutir o contrato atual de patrocínio, o que teria gerado uma resposta imediata da equipe paulista, que retirou os logos da companhia em recente coletiva de imprensa.

O vínculo atual é válido até o fim do ano, mas já previa novas negociações ao fim de 2023. Desde a virada, ambas as partes estariam negociando, sem chegar a um acordo.
Outro investimento da farmacêutica brasileira no esporte, e com parceria de longa data, era destinado ao patrocínio da Seleção Brasileira de futebol. O laboratório era parceiro do time canarinho desde 2016.

Mas o contrato não foi renovado neste ano. A crise política vivida pela CBF surgiu como uma suposta alegação.

Por outro lado, são a esperança contra as bactérias

No início do ano, cientistas da Universidade de Harvard e da empresa suíça Hoffmann-La Roche, da área da saúde, desenvolveram um antibiótico com potencial para combater uma perigosa bactéria para a qual ainda não há tratamento específico, e classificada como patógeno prioritário pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A Acinetobacter baumanii, também conhecida pela sigla Crab, em inglês, é uma bactéria que se caracteriza por ser altamente resistente aos antibióticos, muito em função da presença de duas membranas de proteção, uma interna e outra externa, em sua estrutura.

O estudo de Harvard e da Hoffmann-La Roche, cujos resultados foram publicados na revista científica Nature no dia 3, teve por objetivo justamente desenvolver uma molécula que fosse capaz de atravessar as membranas duplas e matar a bactéria. Depois de anos de trabalhos, e examinando 45 mil pequenas moléculas, os cientistas chegaram ao desenvolvimento da zosurabalpina, medicamento que, na prática, inibe a Acinetobacter baumannii de realizar a ação de enviar moléculas chamadas lipopolissacarídeos para a membrana externa, tornando-as menos resistentes.

Palmeiras exclui patrocinador de coletiva e empresa mostra insatisfação

A Cimed não teve sua marca exposta na coletiva de imprensa de Leila Pereira, presidente do Palmeiras. Algo parecido, aliás, ocorreu nas apresentações de Caio Paulista, Bruno Rodrigues e Aníbal Moreno. Afinal, clube e empresa discutem um novo vínculo.

No entanto, o atual contrato ainda não se encerrou. A farmacêutica tem documento assinado com o Verdão até dezembro de 2024. Todavia, uma cláusula prevê nova roda de conversas em 2023. E, por isso, as partes voltam a dialogar.

No primeiro contrato, a empresa teria sua marca no microfone nas coletivas, além de estar presente nas faixas dos times masculino e feminino, no painel que fica atrás do entrevistado, entre outras propriedades.

A farmacêutica não está satisfeita. Existem problemas com o marketing do Verdão, conforme noticiou o “Uol”, e é feita uma competição na mesma parceria com o Cruzeiro. Já o Verdão deseja renovar o vínculo.

Tadala: Saiba como remédio teve aumento nas vendas e virou até meme na internet

Medicamento indicado para disfunção erétil, a tadalafila virou febre nos últimos tempos, em especial entre os mais jovens. O fármaco, antes não muito conhecido, passou a ser extremamente divulgado nas redes sociais, o que chamou a atenção, inclusive, para o uso muitas vezes inadequado, sem orientação médica. Hoje, não é nem um pouco difícil encontrar perfis que…

Lubrificante de fertilidade é aprovado pela Anvisa

O lubrificante de fertilidade Conceive Plus, produzido na França desde 2009, foi aprovado pela Anvisa. O produto já está disponível em grandes redes de farmácias como as do Grupo DPSP e RaiaDrogasil. As informações são do Jornal de Brasília.

O produto é composto por íons de cálcio e magnésio e promete aumentar as chances de engravidar em três vezes. “Ele permite que os espermatozoides sobrevivam por até 72 horas”, explica o gerente geral da Euroart Import, Carlos Alberto Dimarzio Filho.
Se o lubrificante de fertilidade chegou recentemente ao Brasil, no ano passado, vimos uma gigante dos streamings entrar nesse negócio. No último mês de setembro, a Cimed fechou uma parceria com a Netflix.

O trabalho em conjunto veio na sequência da parceria de sucesso com a Fini. A empresa brasileira lançou a linha K-Med Sex Education, inspirada na séria da multinacional e composta por lubrificantes íntimos, preservativos e sex toys.

Em paralelo com o lançamento de uma nova temporada da produção, a Cimed levou os produtos para duas mil farmácias brasileiras.

Top 10 GLMRM: Mulheres que se comunicam como ninguém

Karla Marques Felmanas é vice-presidente do grupo Cimed, 3ª maior farmacêutica em volume de vendas do país. Com 30 anos de experiência no setor farmacêutico, a executiva ingressou em 2021 na lista das 20 mulheres de sucesso da Revista Forbes. No mesmo ano, decidiu abrir seu Instagram, que até então era privado, e começou a produzir conteúdos sobre o seu dia a dia na empresa, estilo de vida, moda, que é uma de suas grandes paixões, e, claro, saúde e bem-estar. Em menos de dois anos, Karla Cimed, como é conhecida devido ao seu usuário na rede, já conta com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e quase 600 mil seguidores no TikTok, tornando-se um case de sucesso de empresária que usa as redes sociais como vitrine profissional.