Exeltis mira saúde da mulher para crescer no Brasil
Braço de produtos farmacêuticos do grupo espanhol Insud Pharma, a Exeltis escolheu se concentrar em saúde da mulher para avançar no mercado brasileiro. Presente há dez anos no país, ainda é relativamente pequena, com faturamento de R$ 200 milhões estimado para este ano. Mas suas vendas crescem em ritmo acelerado, acima de 30% ao ano para um mercado que, em 2023, vai avançar em torno de 10%. A ambição é alcançar faturamento de R$ 500 milhões em três anos, com o lançamento de produtos inovadores e de um portfólio adaptado para atender às particularidades das brasileiras.
Um dos trunfos da farmacêutica espanhola, que fora do país atua também com cardiologia e outras classes terapêuticas, é justamente não trabalhar com um portfólio padronizado e universal. Ao contrário, conta o presidente da Exeltis Brasil, Isaac Jarlicht: o laboratório tem se empenhado em ouvir médicos e pacientes para estudar as necessidades das mulheres nos diferentes países em que atua e, se necessário, adaptar suas formulações.
Foi assim com o suplemento alimentar para gestantes Regenesis, líder de mercado em sua categoria no país. “A Exeltis pensou nas deficiências de suplementação e desenvolveu fórmulas diferentes em cada país”, diz o executivo. Para chegar a essas formulações específicas, a farmacêutica se vale de estudos que abordam essas carências e valida os dados em painéis formados por médicos.