O Grupo Boticário alcançou vendas de R$ 23,6 bilhões em 2022, o que representa alta de 31% em relação ao ano anterior. De acordo com o grupo, os lançamentos feitos há menos de 12 meses foram responsáveis por cerca de 30% do montante.
A companhia conta com cerca de 4 mil lojas — a maioria delas, franquias — e é dona de marcas como Boticário, Eudora, Quem Disse Berenice e Beautybox. Além de lojas exclusivas, parte dos portfólio é distribuído no varejo multimarcas e farmácias. Ao todo, o grupo colocou produtos em mais de 66 mil pontos de venda em todo o país no ano passado.
Os investimentos em 2022, de acordo com O Boticário, somaram mais de R$ 1 bilhão. Para a diretoria da companhia de cosméticos, a desaceleração da inflação e a queda de juros devem ocorrer em 2023, melhorando o ambiente de negócios.
Após realizar sete aquisições desde 2018, o grupo continua buscando outras possibilidades de compra. O negócio mais recente foi a aquisição da marca de produtos profissionais para cabelos Truss, anunciada em novembro de 2022 e concluída em janeiro deste ano. Também no ano passado, a companhia adquiriu a marca de produtos para barba Dr Jones.
O CEO do Grupo Boticário, Fernando Modé, diz que as aquisições são vistas como a principal forma de acelerar o desenvolvimento de novas competências. “Agregamos gente com conhecimentos que eu não tenho ou não tinha até então, gente com relacionamentos que eu não tenho ou não tinha, e são habilidades muito mais difíceis de serem conquistadas organicamente”, afirmou o executivo ao Valor.