Eurofarma e Omega Energia firmam acordo para participação em geração eólica

A Eurofarma fechou um acordo com a Omega Energia que prevê a participação da fabricante de medicamentos em um parque eólico da geradora de energia renovável.
A modalidade firmada no acordo é de autoprodução, que garante às empresas vantagens econômicas, autonomia no fornecimento de energia e espaço para atendimento a metas ESG.
O acordo garante que o consumo de energia da Eurofarma seja abastecido com energia renovável, além da descarbonização de 260 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera até 2038.

Farmácias ganham novo produto à base de cannabis

Mais um produto à base de cannabis chega ao varejo farmacêutico brasileiro. Desta vez, quem aposta no mercado nacional é a canadense VerdeMed. As informações são do Valor Econômico.
Já pensando em um ciclo de expansão para 2023, a fabricante, fundada por brasileiros, comercializará no país seu canabidiol com concentração de 50 miligramas/ml.

Tratamento para inflamações intestinais é alvo de consulta pública

Uma consulta pública recolhe contribuições de toda a população sobre a integração de um novo tratamento para inflamações intestinais no SUS. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no Sistema Único de Saúde (Conitec) deu início ao processo para avaliar o mesalazina sachê 2g, da Ferring.
O medicamento é utilizado no combate da retocolite ulcerativa, desde casos leves a moderados. Ele é indicado para reduzir as reações inflamatórias nas mucosas gastrointestinas que são características da doença.

Impulsos elétricos podem reduzir compulsão alimentar

Halpern e seus colegas decidiram tentar usar a estimulação cerebral profunda, método utilizado rotineiramente para conter os tremores de pacientes com Parkinson. Ela envolve a colocação de eletrodos no cérebro para regular sinais aberrantes. Os fios conectados aos eletrodos são posicionados sob o couro cabeludo, onde ficam invisíveis. Para o tratamento da compulsão alimentar periódica, o dispositivo só estimula neurônios quando detecta um sinal para iniciar um episódio de alimentação compulsiva.