Médicos recorrem a morfina para aliviar casos graves

Médicos têm recorrido à morfina e a outros opioides para manejar a dor de pacientes com quadros graves da varíola dos macacos. Esses diagnósticos geralmente levam à internação e têm sido mais comuns em pessoas com lesões na região genital ou perianal. Outros casos raros também começam a surgir e podem levar à morte ou à cegueira, com inflamações do pulmão, do cérebro e das córneas.

Escassez de gás na Europa afeta empresas de bebidas por usarem garrafas de vidro

Os fabricantes de vidro estão fazendo lobby por acesso prioritário ao gás e alertando os governos de que desligar os fornos europeus e importar garrafas destruiria os ativos industriais da região. Mas outros setores também estão pedindo proteção. Empresas do setor químico e farmacêutico destacam que fabricam insumos para fertilizantes e medicamentos vitais para a segurança alimentar e medicamentos da região.

ANS diz que projeto do rol taxativo vai atingir 80% das operadoras de saúde e desequilibrar sistema

O diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello, disse nesta terça-feira (22) que a aprovação do projeto que trata da obrigação dos planos de saúde de cobrirem tratamentos que não estejam previstos pela ANS – o que acaba com o chamado rol taxativo – “desconsidera” o trabalho feito pela agência reguladora e vai “desequilibrar” o setor de saúde suplementar. Para Rebello, 80% das operadoras de saúde não terão condições de arcar com os custos desses novos procedimentos.

Saúde e gestão de resíduos estão no alvo de fundo de impacto do BTG

Um ano depois de ter captado R$ 542 milhões para o seu primeiro fundo de impacto, o BTG Pactual alocou 43% dos recursos em duas companhias de tecnologia: uma ligada ao agronegócio, a Aliare, e a outra de educação, a Gran Cursos Online. Para investir os outros 57%, agora tem no radar a área de saúde e projetos ligados à gestão de resíduos e economia circular, incluindo o desenvolvimento de materiais sustentáveis para a cadeia de embalagens. Outros casos elegíveis podem ser aqueles voltados para eficiência energética, água limpa e saneamento.